O legado do XV Seminário Internacional de Sustentabilidade

O XV Seminário Internacional de Sustentabilidade e XV Prêmio Ecoturismo e Energias Renováveis aconteceu no dia 30 de novembro de 2016, no teatro Banzeiros, em Porto Velho – RO. O evento teve como tema “Mudanças Climáticas após o Acordo de Paris e Marrakesh”. O público do seminário foi bem diversificado, apresentando pessoas dos 18 aos 80 anos de idade, sendo 70% estudantes e professores de universidades e escolas, 15% eram empresários, membros de ONGs, funcionários públicos estaduais, municipais e federais, os outros 15% eram advogados, engenheiros e profissionais liberais.

Várias autoridades e seminaristas estiveram presentes no evento, entre eles: Adriano Santhiago de Oliveira, Diretor do Departamento de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente; Augusto Silva, Presidente do SINTRAAR; Rangel Miranda, Diretor do Comitê de Sustentabilidade do Sebrae Rondônia; Erundina Oliveira, Secretaria Executiva do Fórum Permanente de Sustentabilidade da Amazônia; Darius Vaquer , Diretor De Turismo De Porto Velho; Lucinaira Santos, Diretora De Meio Ambiente De Porto Velho; Isabel Santos, Diretora Da Ong Mulheres Pela Paz; Raul Santos,  Representante da Superintendência do Banco do Brasil, de Rondônia; James Batista,  Representante da Caixa Econômica Federal em Rondônia; Silvio Persivo, Diretoria da Fecomercio Rondônia e Ary Gurjao, Ex Procurador Federal de Rondônia.

O evento apresentou discussões muito importantes sobre a ofensa aos indígenas com pessoas de todas as áreas, avaliando as criticas e denúncias.  Algumas ONGs mostraram descaso com as questões ambientais e apontaram alertas à população e a comunidade para evitar o aquecimento global e emissões de gases estufa. Além disso, também foi falado sobre os desmatamentos e plantios nas agriculturas, pecuárias, limpeza nas ruas, valas e valados, além dos rios e córregos para um bom funcionamento de preservação.

Na discussão teve alguns prós e contras ao desmatamento zero, já que a Amazônia é tida como vila nesta temática e engessando o progresso e desenvolvimento nas áreas obrigatórias em função do cadastro ambiental rural ficar intocadas. Foi explicado sobre a geração da energia hidrelétrica pelas usinas do Jirau e Santo Antônio. Isso também gerou discussão o fato de que as energias renováveis como a fotoalcaicas seriam melhores utilizadas para manter intacto o solo amazônico. Alguns conferencistas como Marcio Santilli, do ISA e Marcelo Silva, do Greenpeace fizeram videoconferências.

Este ano o Prêmio Ecoturismo e Energias Renováveis XV premiou Carlos Goshn, presidente mundial da Renault Nissan e Mitsubishi, nascido em Rondônia.

Com envolvimento total da comunidade, professores acadêmicos, estudantes, profissionais liberais e servidores públicos puderam com este evento, elaborar a Carta de Rondônia, encaminhada ao ex-presidente dos EUA Al Gore, líder do Projeto “The Climate Realiy”.

Por fim, o evento contribuiu para o Estado de Rondônia porque deixou alertas para evitar o aquecimento global e lições como não poluir as regiões e o aprendizado para esta e futuras gerações.

O evento também teve grande repercussão na mídia local: no Programa Novo Dia, da SICTV – Rede Record, com veiculação em todo o Estado de Rondônia, com mais de quatro minutos de duração. Após o seminário, ele teve grande repercussão nos meios de comunicação, entre eles pelo G1 – AMAZONSAT AMAZÔNICO, Rede Record de Televisão, Rede TV, Rádios Caiari, Parecis e Boas Novas. No Online, também na Folha Rondoniense, O Nortão e O Rondoniense. Além do impresso, Alto da Madeira.

O XV Seminário Internacional de Sustentabilidade foi patrocinado pela Caixa Econômica Federal, com apoio da Prefeitura Municipal de Porto Velho, Teatro Banzeiros, Jornal O Nortão e realização da Editora Ecoturismo, Jornal e Revista Ecoturismo, Fórum Permanente de Sustentabilidade da Amazônia e Câmara Venezuelana-Brasileira de Comércio e Indústria.

Confira algumas imagens:

A partir da esquerda Darius Aaquer, Adriano Karipuna, Adriano Oliveira ,Kruger Darwich

apartir

plateia atenta e pensativa sobre a temática das energias renováveis e o futuro climático do planeta

plateiaatenta

panorâmica do grande seminário internacional de sustentabilidade no teatro banzeiros um marco em 2016.

panoramica

o turismologo Darius Vaquer com larga experiência e bagagem, um dos grandes debatedores da temática sustentável do Banzeiros

turismologo

Advogado Augusto Dias proferindo sua conferência no recinto dos Banzeiros em pauta para a posteridade climática e ambiental

arevista

A Revista Ecoturismo há 25 anos grande promotora do espetáculo turístico sustentável de 2016

encerramento

Encerramento