imagesO Brasil é reconhecido internacionalmente pela diversidade de seu meio ambiente e pela beleza de seus atrativos naturais.

O turismo ecológico, também chamado de ecoturismo, é voltado à apreciação da natureza, tanto a fauna quanto a flora, especialmente em locais onde não existam sinais de intervenção urbana. A visitação nesses locais tem como característica a observação que não deixa rastros. Através dele é possível realizar práticas corretas de uso de áreas Ambientais e promover uma interação entre o turista e o ambiente de modo que essa relação homem- natureza, não gere, de forma alguma, impactos ambientais.

O Brasil é reconhecido internacionalmente pela diversidade de seu meio ambiente e pela beleza de seus atrativos naturais. Dessa forma, é possível separar os locais para turismo ecológico em cinco regiões: a Amazônia, o Pantanal, o Cerrado, a Mata Atlântica e o extenso litoral brasileiro. E nessas regiões encontrar cidades representativas do ecoturismo, como Foz do Iguaçu (PR), Jalapão (TO), Bonito (MS), Manaus (AM) e Barreirinhas (MA).

No Brasil o Ecoturismo segue uma trajetória crescente e se mostra, de fato, o caminho possível para aliar crescimento e expansão da atividade turística, sem degradação dos atrativos que a impulsionam, além de visar à realização de atividades em ambientes naturais levando em consideração um desenvolvimento econômico de acordo com as premissas de sustentabilidade, tanto social, econômica e ecológica.