Antenado nas diretrizes da ONU que reafirmaram na Cop-15 que 2010 será o ano da diversidade biológica e sustentado nas discussões sobre créditos de carbono nas florestas tropicais, foi lançado nesta 5ª feira na Sala da Delegação do Brasil em concorrida conferência promovida pela Cia Vale, os livros Grito da Amazônia Sustentável contra o aquecimento Global e do Pré-Sal ao aquecimento Global.

As duas obras de autoria do ambientalista e jornalista Hercules Góes, presidente do Fórum Permanente de Sustentabilidade da Amazônia e do litoral norte de SP, abordam no primeiro livro uma discussão dos últimos 200 anos sobre desmatamento e evolução do desflorestamento brasileiro e a curva ascendente do aquecimento global.

Já o segundo livro que é a primeira manifestação de escritor brasileiro sobre o novo tema que tem dominado as discussões políticas e econômicas no Brasil, aborda a relevância e a conveniência de exploração de uma quantidade milionária de gás e petróleo de 7 quilômetros de profundidade nos mares brasileiros e o tamanho da explosão desta bomba de gases de efeito estufa.

São colocados questões de varias matizes analisando sem tomada de partido que conseqüências e benefícios terá o Brasil com o desenvolvimento e a distribui;ao desta riqueza para o povo brasileiro nos marcos regulatórios, fundo social e a nova empresa Petro-Sal e os interesses ambientais do planeta Terra que agoniza fortemente com o aquecimento inevitável.

Foi tema de rápido encontro neste dia do ambientalista Hércules com o Nobel da Paz e presidente do IPCC, Rajendra, da ONU e também com o Príncipe Rocco da Noruega que receberam os livros e analisaram a principio as questões ali abordadas, durante a abertura do Bright Green no Fórum de Copenhagen na manha deste sábado.

O Brasil tem sido muito cobrado na COP-15 em seus posicionamentos já que se trata de um dos maiores países em desenvolvimento do mundo e que terá que arcar com grandes ônus financeiro já que desmata significativamente mesmo com as reduções anunciadas pelo Governo nos últimos anos.
O ativista ambiental Góes prepara nos bastidores da COP-15, informações suficientes para subsidiar o lançamento das obras em português já acrescidas com todos os fatos acontecidos na COP-15, por isto participa ativamente de todas as reuniões que estão ocorrendo no Bella Center.

Jose Francisco Paccillo da Assessoria de Imprensa do Fórum Permanente de Sustentabilidade da Amazônia e litoral norte de São Paulo
www.revistaecoturismo.com.br | ecoturis@revistaecoturismo.com.br