O Instituto Ecobrasil adotou os princípios e as definições de Turismo Sustentável e Ecoturismo definido no Acordo de Mohonk, em 2000.

O Acordo resultou de um evento internacional realizado no período de 17 a 19 de novembro de 2000, em New Paltz, Estados Unidos, na Mohonk Mountain House, convocado pelo Institute for Policy Studies e promovido pela Fundação Ford, reuniu participantes de 20 paises, representando a maioria dos principais programas de certificação em turismo sustentável e ecoturismo a nível global, regional e nacional.

No evento foram discutidos e nivelados os princípios e componentes que devem fazer parte de todo programa sólido de certificação. Os participantes reconheceram que os programas de certificação de turismo necessitam ser ajustados às características geográficas locais e aos respectivos segmentos turísticos, definindo os componentes universais que devem ser lastrear todo programa de Turismo Sustentável e de Ecoturismo.

Turismo Sustentável

Turismo Sustentável é aquele que busca minimizar impactos negativos ambientais e socioculturais, ao mesmo tempo que promove benefícios econômicos para comunidades locais e destinos.”

Ecoturismo

Ecoturismo é Turismo Sustentável em áreas naturais, beneficia o meio ambiente e as comunidades visitadas, promove o aprendizado, respeito e consciência sobre aspectos ambientais e culturais.”

2017 as the International Year of Sustainable Tourism for Development
2017 Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento

A Assembleia Geral 70 das Nações Unidas designou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

Esta é uma oportunidade única para sensibilizar sobre a contribuição do turismo sustentável para o desenvolvimento entre os tomadores de decisão do setor público e privado e do público, enquanto a mobilização de todas as partes interessadas a trabalhar em conjunto para tornar o turismo um catalisador para uma mudança positiva.

No contexto da Agenda de Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, o Ano Internacional do Turismo Sustentável visa apoiar mudanças nas políticas, práticas de negócios e comportamento do consumidor no sentido de um setor do turismo mais sustentável do que pode contribuir para o desenvolvimento.

O IY2017 irá promover o papel do turismo em cinco áreas-chave:

  1. crescimento econômico inclusivo e sustentável
  2. inclusão social, o emprego e a redução da pobreza
  3. mudança de eficiência dos recursos, a proteção do ambiente e do clima
  4. valores culturais, diversidade e património
  5. compreensão mútua, paz e segurança.

A Organização Mundial do Turismo (OMT), agência especializada das Nações Unidas para o Turismo, foi mandatada para facilitar a organização e implementação do Ano Internacional, em colaboração com os Governos, as organizações pertinentes do sistema das Nações Unidas, organizações internacionais e regionais e outros relevantes partes interessadas.

Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento Sustentável é um conceito sistêmico que se traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de um sistema de consumo em massa no qual a preocupação com a natureza, via de extração de matéria prima, é máxima.

Foi usado pela primeira vez em 1987, no Relatório Brundtland, um relatório elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criado em 1983 pela Assembleia das Nações Unidas.

A definição mais usada para o Desenvolvimento Sustentável é:

“O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.”

O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes:

  1. sustentabilidade ambiental
  2. sustentabilidade econômica
  3. sustentabilidade social

Fonte: Instituto EcoBrasil