No que diz respeito ao relacionamento entre marcas e consumidores, podemos perceber uma grande evolução e preocupação com estratégias ligadas a este quesito. Criar um elo tão forte e que realmente fortaleça a credibilidade que seu cliente tem em sua marca é o trunfo desejado por diversas empresas após um caminho de tantos obstáculos, concorrências e mudanças de hábito diante do progresso tecnológico.

Conhecer o público-alvo é a primeira regra para quem quer gerar engajamento para suas plataformas sociais (facebook, twitter, instagram, snapchat, etc.). Entretanto, existem elementos propícios para produzir conteúdos nestas redes sociais e gerar a participação dos internautas.

Confira abaixo, alguns tipos de campanhas que vão ajudar seus seguidores e fãs a conhecerem mais sua empresa e se engajarem em suas ações digitais:

Campanhas Institucionais

Na maioria das vezes, quem possui contato com sua empresa – seja em um negócio B2B ou B2C – gosta de saber com quem está conversando. Realizar campanhas com seus colaboradores não deixa de ser uma demonstração de credibilidade. Além de fazer uma ação interna e estimular a participação de quem trabalha em sua empresa, este tipo de campanha costuma gerar engajamento não somente dos usuários que acompanham sua página, mas também da família e amigos de seus funcionários. Assim sendo, aumenta o alcance de sua campanha e mensagem a diversos públicos e amplia a visibilidade de sua marca.

Campanhas de Conceito

Algumas marcas, como por exemplo as do segmento esportivo, possuem uma veia mais motivadora em suas campanhas publicitárias, pois isto está estritamente ligado ao conceito do esporte em si. Já parou para pensar por um instante em como você quer que sua marca seja vista? O conceito defendido por ela, ao ser utilizado em campanhas direcionadas às redes sociais, tende a despertar interesse e engajamento por quem compartilha das mesmas ideias ou que se identifica com aquilo que é proposto.

Imagine, por exemplo, que você tem uma petshop e lança uma campanha nas mídias sociais e um grupo no facebook para a troca de informações para a adoção de animais de rua. Interessante, não? Até mesmo quem não conhece sua empresa estará atento ao que será postado em seu grupo. Pense agora além da visibilidade e reflita sobre o quanto a sua marca irá cooperar para a comunidade onde está inserida e é claro, para os animais de rua.

Este tipo de ação pode ser aplicado a qualquer segmento e ambiente que o envolve. O que não falta no mundo é oportunidade para as empresas ajudarem a melhorar a convivência em sociedade.

Campanhas Colaborativas

Um conceito estratégico que vem sendo bastante difundido em congressos e sites especializados da área é o marketing colaborativo. Ações que incentivem a participação de fãs e clientes da marca.

Por exemplo, eu tenho uma marca de calçados e decido realizar uma campanha em mídias sociais com um link para um app, onde os usuários possam montar sua sugestão de calçado para a próxima coleção e abrir uma votação em sua Fan Page para escolher o modelo vencedor é um jeito de manter a expectativa e a atenção dos usuários voltada para suas mídias.

Mas, fique atento! Para a realização de concursos e sorteios há algumas regras a serem seguidas.

Conforme abordamos no início deste post, manter um bom relacionamento e gerar engajamento é uma questão de conhecer a fundo seu público-alvo. Por isto, invista esforços em analisar seus prospects e opte pelo tipo de campanha que melhor atrairá a atenção deste grupo de consumidores!

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Postado por: Equipe iSend