Fernanda Valente

Hoje é aniversário do Rio de Janeiro e também o dia do turista ecológico. No site Rio Natural você encontrará vários roteiros para apreciar a natureza através de guias especializados. Confira algumas dicas para aproveitar ainda mais a cidade maravilhosa:
1. Trilha do Costão do Pão de Açúcar
O passeio é fechado para no mínimo duas pessoas. O encontro é na Urca, onde o grupo recebe todas as instruções e material de segurança para o passeio. No roteiro inclui um pequeno trecho de escalada, descanso no cume do Pão de Açúcar e passeio de bondinho até o Morro da Urca, e de lá, uma caminhada até o morro da Urca até a Urca. O passeio dura em torno de 5 horas com grau de dificuldade por conter escaladas.
2.Trilha da Pedra da Gávea
O passeio inicia logo pela manhã, a partir das 7 horas. O encontro é na Barra da Tijuca com três horas de caminhada leve. Em seguida, terá uma breve escalada até o topo. O grupo poderá descansar no topo da Pedra da Gávea e o retorno leva duas horas. O passeio dura em torno de 7 horas e o grau de dificuldade é considerado muito difícil. Recomendado para os aventureiros e aqueles que já estão acostumados em praticar trilhas.
3.Trilha do Morro Dois Irmãos
Este é um passeio considerado fácil e dura apenas 4 horas. No roteiro, o grupo fechado fará um tour por Ipanema e Lebron. Subirão o Morro do Vidigal até o início da trilha, que tem uma hora de caminhada. O turista também tem um momento de apreciação no topo da montanha e também terão um tour pela favela na parte alta da comunidade, podendo também visitar a parte baixa.
4.Trilha do Cristo Redentor
Nesta trilha, são 90 minutos cruzando a Floresta da Tijuca com visita ao Cristo. Depois, são 60 minutos de descida com visita ao Parque da Laje. O passeio tem o grau de dificuldade considerado difícil com o total de 6 horas.
5.Trilha do Pico da Tijuca
É a montanha mais alta do Parque Nacional da Tijuca. O passeio tem o grau de dificuldade considerado médio e dura em torno de 5 horas. Este roteiro é de alegrar os olhos pois inclui Parada na Cascatinha Taunay, considerada a maior cachoeira da Floresta. Além disso, o grupo fechado também visitará o centro de visitantes do Parque Nacional, farão a trilha até o Pico, passarão pela Mesa do Imperador, Vista Chinesa e pela Cachoeira dos Macacos.
Aproveite as dicas e se jogue com tudo na cidade maravilhosa!