Festival internacional de literatura trará pela primeira vez a Santos (SP) famosos nomes da literatura internacional, como o escritor português Afonso Cruz e Gonçalo Tavares, além de show, oficina de escrita e programação infantil

A 7ª edição da Tarrafa Literária, festival internacional de literatura gratuito que movimenta a cidade de Santos (SP) e conquista novos leitores aproximando-os de autores, já tem data para acontecer. Entre os dias 23 e 27 de setembro, novos e velhos fãs literários podem assistir e participar de mesas de debates com a presença de ilustres escritores nacionais e internacionais, que discorrem sobre poesia, ficção, quadrinhos, biografia, produção da escrita etc., no Teatro Guarany, um patrimônio cultural e histórico localizado ao lado da Rodoviária de Santos. Além das mesas, o festival conta com show de abertura, oficina de escrita e programação infantil na unidade santista do SESC. As mesas trazem Nelson Motta, autor de “Vale Tudo”, biografia de Tim Maia, e Julio Maria, autor de “Nada Será como Antes”, biografia de Elis Regina em uma discussão sobre a liberação das biografias; Outros nomes são os gêmeos quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá, Milton Hatoum, Clóvis Bulcão, Jorge Caldeira, Noemi Jaffe, Ana Miranda, João Carrascoza, Bernardo Carvalho, entre outros.
As atrações internacionais terão mesas especificas para discussão sobre a produção de cada artista. Estão confirmados o renomado escritor, ilustrador e músico português, Afonso Cruz, além do galego Miguelanxo Prado, escritor e ilustrador, e outro escritor português, Gonçalo Tavares.
A abertura do festival, dia 23 de setembro, quarta-feira, no SESC Santos, é marcada por um show de Estrela Leminski, filha de Paulo Leminski, com o projeto chamado Leminskanções, que são poemas do pai letrados em música após seis anos de pesquisas. O show é assinado por “Estrelinski” e “Os Pauleira”.
Já no decorrer do festival ocorrerão outros eventos paralelos, como a Tarrafinha Literária, versão dedicada às crianças, que neste ano promove uma adaptação livre – dramatização feita por João Acaibe, famoso pelo personagem Tio Barnabé, da série do Sítio do Pica-Pau Amarelo – do livro “Malala”, de Adriana Carranca; e uma oficina de escrita ministrada por Gonçalo Tavares, dono dos maiores prêmios de literatura portuguesa, entre eles o Portugal Telecom 2007, Prêmio José Saramago 2005 e LER/Millennium BGP 2004.
Saiba mais sobre a programação completa no link www.sescsp.org.br/unidades/20_SANTOS/
Mais informações sobre o evento na edição de setembro do Jornal Ecoturismo.