VisaoCosteira05Dez13(01)O foco principal é compartilhar as estratégias educativas e ações desenvolvidas nas escolas com o objetivo de chamar a atenção dos professores e alunos sobre a importância das bacias hidrográficas.O Projeto Tecendo as Águas, do Instituto Supereco, estará participando do Seminário de Educação Ambiental “REGUA” (Reserva Ecológica de Guapiaçu), promovido pelo Projeto Guapiaçu-Grande Vida em Cachoeira de Macacu (Rio de Janeiro) e do Dia da Água do Projeto Garoçá, em Jaraguá, costa norte de São Sebastião, litoral norte de SP. Ambas as ações ocorrem hoje, dia 20 de março, véspera do Dia Internacional das Florestas e do Dia Internacional das Águas, comemorados em 21 e 22 de março respectivamente.

Assim como o Tecendo as Águas, o Projeto Guapiaçu também tem o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e o Seminário será voltado para professores e outros profissionais que atuam com Educação Ambiental. O Tecendo foi convidado para mostrar um pouco de seu trabalho e a equipe de Educação Ambiental estará desenvolvendo dinâmicas e outras atividades lúdicas como contação de histórias. O foco principal é compartilhar as estratégias educativas e ações desenvolvidas nas escolas com o objetivo de chamar a atenção dos professores e alunos sobre a importância das bacias hidrográficas.
O Projeto Guapiaçu tem como objetivo o fortalecimento do ecossistema da alta bacia do Rio Guapiaçu por meio da restauração florestal. A meta é restaurar 100 hectares em áreas estratégicas para a formação de corredores de biodiversidade.  A sub-bacia do Rio Guapiaçu tem grande importância no balanço hídrico para o abastecimento de mais de 2,5 milhões de habitantes da região metropolitana do Rio de Janeiro, incluindo os municípios de Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, Maricá e Ilha de Paquetá.
Veja mais informações sobre o assunto na Revista Ecoturismo de março.
 Fonte: Assecom Supereco