Quando vi a Baleia Jubarte pela primeira vez, pensei: “que privilégio me foi concedido”! Fui tomado por uma emoção tão intensa, que a única coisa que pensei foi de viabilizar uma forma de oportunizar para que outras pessoas tivessem acesso a esta emoção, estar próxima desta criatura que nos encanta pelo simples fato de existir.

E com isto descobri uma forma de manifestar a minha atitude preservacionista, pois ninguém preserva o que não conhece! A minha bandeira a favor da preservação, seria levar as pessoas para observá-las, unindo ecologia e entretenimento, integrando lazer e consciência ambiental no cotidiano de cada um enquanto cidadão e ser humano.

Esta proposta se transformou num programa ecoturístico formatado, pois não se trata apenas de colocar um grupo de interessados ou curiosos num barco e levar para mar aberto onde “estão as baleias”. Criamos o TOB – Turismo de Observação de Baleias – lazer como atitude de preservação, um programa formatado, com logística própria inerente a atividade, de forma a proporcionar lazer, emoção, conhecimento e imagens, com conforto, alegria e segurança.

E lá se vão 15 anos, mais de 8 mil horas de navegação, mais de mil horas de observação e mais de 10 mil pessoas monitoradas em várias áreas de observação. De sonho se transformou em função de vida, da qual são dedicados quatro meses do ano.

A proposta é levar todos que desejam realizar este sonho de observar as Baleias em seu ambiente e em comportamentos naturais, sem exceção ou restrições, sem limites de idade, pessoas portadoras de limitações físicas ou que requeiram cuidados especiais e animais de estimação de pequeno porte. Uma vez me perguntaram: “você leva cego para ver Baleia?” Sim, pois eu levo não para ver, mas para observar e se emocionar, e cada um a sua maneira.

Aqui no Brasil, sempre que se fala de Baleias na mídia e nos veículos de divulgação, a pauta é sempre a preservação, a evolução e a bioecologia. Enfim, pesquisas e condutas de monitoramento pertinente e restrito aos organismos acadêmicos e científicos, abordando sempre a recuperação populacional, estudos de DNA e migratório e ect. Mas não informa a possibilidade viável de nós, meros mortais e sem bacharelado em biologia, que temos acesso a esta oportunidade, um segmento do turismo de natureza consolidado em várias partes do mundo – o Whale Watching.

Em Itacaré – Bahia, o programa TOB, operado pela agência São Miguel Ecoaventuras, proporciona a todos este sonho, e segue a mesma sistemática a cada temporada, os passeios iniciam na segunda quinzena de julho até o dia 05 de novembro. Os observadores são recepcionados na Cabana da Ximbica na praia das Conchas, há o preenchimento dos formulários de controle de embarque, preleção sobre considerações técnicas e comerciais do passeio, exposição oral e audiovisual sobre a Baleia e sua migração, embarque em barco próprio para navegação até a área de permanência turística, localização, aproximação e observação. No intervalo entre as observações e fotos, há uma parada para os participantes nadarem em mar aberto, onde é servido um lanche, e inicia-se o retorno em navegação costeira para visualização das praias do sul e urbanas e desembarque no mesmo local.

Acreditar que levar cada cidadão de forma instrutiva e divertida, compromissada com as normas de segurança e observação, para ao menos uma única vez, observar e perceber esta maravilhosa criatura em seu ambiente natural, e sentir a emoção e o encantamento que nos proporcionam pelo simples fato de existir, despertará a consciência da real e imediata necessidade de preservá-la entre nós.

Fazemos TURISMO, e não CIÊNCIA.

Se não conseguirmos salvar as Baleias, não vamos conseguir salvar nada!

São Miguel Ecoaventuras e Rafting
www.itacare-ecoaventuras.com.br

O programa

Turismo de Observação de Baleias

Temporada Anual – Itacaré – Bahia

Memorial Descritivo

Este PROGRAMA visa concentrar procedimentos elementares para a realização do TOB – Turismo de Observação de Baleia em seu ambiente natural, em território marinho local, de forma educativa, emocionante e segura.

O interesse dos humanos em observar os outros animais, seja em seu habitat, enjaulado ou embalsamado (vide zoológicos e museus) é antigo. Nossa proposta é oportunizar a todos a realização do desejo de observar e de estar perto de uma Baleia Jubarte desenvolta em comportamentos naturais. Esta realização gera uma sensação única e uma emoção sem precedentes, que compulsoriamente desperta o encantamento, a afeição e o respeito por este ser que compartilha o nosso mundo e faz parte dele antes de nós. E que viver em comunhão com o ecossistema é valer a pena!

Promover o encontro de uma pessoa com a Baleia, apenas com o intuito de observá-la, desencadeou um segmento da indústria turística mundial – o Whale Watching – com uma formatação e logística específica, que se aprimora desde meados do séc. XX e consolidado em várias regiões do planeta, que se desenvolveram ou mesmo se ergueram em função dele, demonstrando a importância e rentabilidade desta atividade – Econômica, Social e Ambiental.

Os benefícios que o TOB proporciona ao local onde ele ocorre são imensuráveis e de grande amplitude para a comunidade, induzindo o fomento de várias áreas: comercial, social, do trade turístico, da educação ambiental, da ciência e pesquisa, do preservacionismo, integrando lazer e ecologia ao cotidiano das pessoas.

Mas não se trata apenas de levar pessoas em uma embarcação para mar aberto, requer procedimentos que envolvem vários aspectos técnicos, de coordenação e ambientação, conhecimentos bioecológicos e principalmente o respeito para com o animal e sua ambientação, compartilhado por todos os envolvidos. É nosso sonho tornar Itacaré um pólo de captação e recepção de turista com este objetivo, vincular Itacaré-Baleias / Baleias-Itacaré, e você faz parte deste sonho!

Inclui:

Embarcação própria, palestra alusiva, monitoramento embarcado, binóculos e câmera digital para uso do passageiro, assistência no registro de imagens, parada para banho de mar, coletes e bóias recreativas, ducha de água doce, toalhas, água mineral e lanche ecoturístico, navegação costeira para visualização das praias e costões.

Local de embarque e desembarque: Cabana Da Ximbica – Praia das Conchas
Horário: 08h30 e 13h30
Tempo previsto: de 03 a 04 horas
Custo: R$ 70,00 por pessoa – Crianças até cinco anos não pagam, de 05 a 10 e acima de 65 anos desconto de 10%.
Forma de pagamento: a vista, antecipado em dinheiro, chegue ou cartão.

ROL DA EMBARCAÇÃO
Embarcação registrada e legalizada em conformidade com as NorMan da Marinha do Brasil
Nome da embarcação: STELA
Armador: Barros da Silva Agência de Turismo Ltda – São Miguel Náutica
Tipo: Trawler cabinado / Madeira
Categoria: Turismo / passageiros – Mar Aberto
Capacidade: 21 passageiros / 01 tripulante
Comprimento máximo: 12 m
Largura: 3,5 m entre bordos
Calado carregado: 0,8 m
Arqueação bruta: 7.1 ton
Propulsão: 01 motor a diesel MWM 06 cilindros 168 hp / reversor ZF 2×1 / eixo flange-hélice
Instrumentação: Bússola de mesa, GPS ploter e portátil, sonda fishfinder e deepfinder.
Comunicação: VHF, defletor de radar, holofote externo, sinalização requerida.
Características: Suite com 02 leitos casal acolchoados, WC, lavabo, cabine coberta com bancos laterais acolchoados, salão de popa coberto com bancos de bordo, mesa de centro, caixa isotérmica, plataforma de popa com porta-ló e escada basculante.
Entretenimento: Som ambiente CD player, binóculos, câmera digital, bóias e coletes recreacionais, suportes de vara, ducha de água doce.

Informações e vendas:
São Miguel Ecoaventuras
www.itacare-ecoaventuras.com.br
15 anos de experiência de Turismo de Observação de Baleias
(+5573) 3251 3650 – 9952 2412

Sobre o destino:

Itacaré está localizada na Costa do Cacau, no Estado da Bahia, ao sul de Salvador, 70 km ao norte de Ilhéus.

Posição geográfica: 14º 18′ S – 39º 02′ W.

O clima é tropical. As temperaturas variam entre 25ºC e 30ºC, mas podem chegar aos 40ºC durante o verão (de dezembro a fevereiro). O sol é companhia o ano todo e as chuvas são mais freqüentes durante o inverno (de maio a agosto).

Em Itacaré que deságua o histórico Rio de Contas que vem do norte da Chapada Diamantina.
Destino consolidado de ecoturismo, A São Miguel Ecoaventuras também opera o rafting, para iniciantes, adeptos e competidores, circuito de arvorismo (com a maior tirolesa linear do nordeste), surf, mergulho, off road, mountain bike, trilhas de praia e caminhadas na mata.

Como chegar:

De avião:

Via aeroporto de Ilhéus , aeroporto internacional de Porto Seguro ou aeroporto internacional de Salvador (SSA).

Rodoviário:

O acesso do sul e do norte pela BA-001, estrada de asfalto liga Ilhéus a Itacaré seguindo pelo litoral (65 km). A partir de novembro pela BA 001 via Camamú.
Linhas comerciais de ônibus diárias de Ilhéus para Itacaré – Empresa Rota – (73 3251-2181) e Águia branca – www.aguiabranca.com.br.

Distâncias entre Itacaré e outras cidades:

São Paulo:    1668 km
Salvador:    455 km
Rio de Janeiro:    1307 km
Porto Seguro:    370 km
Belo Horizonte:    1139 km
Vitória:    760 km
Brasília:    1318 km
Recife:    1140 km

Onde Ficar: Itacaré possui ótima estrutura hoteleira, com categorias luxo, charme, turística, econômica, hostels, albergue e campings.

Onde comer: Itacaré possui ótima e variada gastronomia, desde o tradicional acarajé e a tapioca, a sanduicherias, pizzarias, restaurantes populares, a quilo, cozinha internacional e contemporânea a la carte.

Washington Zig Jaude*