Como o grande e permanente alvo dos promotores do IX Seminário Internacional de Sustentabilidade e X Prêmio Ecoturismo e Justiça Climática é a busca permanente da sustentabilidade do planeta Terra, esta é mais uma rodada da mesa de discussões, cujo objeto é de discutir permanentemente em qualquer parte do Brasil e do mundo.

A sinergia com quem lida com a sustentabilidade é uma constante, com plenárias em Manaus, Salvador, Brasília, e agora em novembro Paulínia, recebendo o Fórum Mundial Sustentável e o SWU, num misto de arte musical, cênica e plenárias entre os dias 12 a 14 e Porto Velho que é anfitriã do tradicional Seminário Internacional de Sustentabilidade, ecoando as discussões paulistas, no bioma amazônico e ampliando para a Cop 17 em Durban e Rio + 20.

A Revista Ecoturismo comemorando 20 anos no Ano Internacional das Florestas declarado pela ONU, está convidando uma plêiade da mais seleta do Universo para o seminário nos dias 17 e 18 de novembro na Faculdade São Lucas, capital das Usinas Hidrelétricas do Rio Madeira.

Serão dois dias de “jogos dialéticos“ no campo da São Lucas, amazônica universidade. Eis alguns dos convidados para os eventos sustentáveis:

Para o IX Seminário Internacional de Sustentabilidade, no tema Sustentabilidade Energética nas Florestas, Inclusão Social e Erradicação da Miséria, estarão entre os convidados nacionais e internacionais:

Convidados especiais dos EUA – Harrison Ford; Hilary O. Shelton, VP For Advocacy e Diretor NAACP Bureau Washington ; Roslyn M. Brock, secretária executiva da NAACP e Andrwe Young, ex- embaixador dos EUA na ONU, companheiro de Martin Luther King.

Convidados do Peru – Presença confirmada de Janete Benevides (que será a conferencista sobre o tema Interoceânica e suas manifestações turísticas e sócio culturais); Rafi León, escritor e cineasta; Jesus Carranza, Cônsul do Peru no Acre e Ramiro Silva, diplomata peruano em Puno.

Convidados do Brasil – Valter Cardeal, diretor da Eletrobrás para falar sobre as discussões sócio ambientais do entorno da Belo Monte – debatedores convidados: os líderes indígenas Almir Surui e Marcos Terena.

Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello – debatedores: Senadores Acir Gurgacs, Valdir Raupp de Mattos e Ivo Cassol.

O médico Eugênio Scanavinno, coordenador geral do Projeto Saúde e Alegria falará sobre as experiências de subsídio ao desenvolvimento sustentável entre os ribeirinhos da Amazônia. As ações desenvolvidas pelo projeto, já apontam esta organização como pré candidata ao Premio Nobel da Paz

Arquiteto Antonio Macedo Filho, do Green Building Council e da Eco Building, discorrerá sobre as Cidades, Construções e Arquiteturas Sustentáveis; com debatedor, o engenheiro Maurílio Vasconcelos, vice-presidente do Sinduscon, Rondônia.

Físico Nuclear Luiz Pinguelli Rosa da Coppe UFRJ, líder brasileiro reconhecido na área de mudanças climáticas.

Economista palestina brasileira Amyra El Khalily – pioneira das commodities ambientais no Brasil e América Latina e como debatedor o ambientalista Eduardo Athayde da WWI e o Governador de Rondônia, médico e poeta, Confúncio Moura e prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho.

Val Marchiori, celebridade paranaense, artista televisiva;

Senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura, para falar sobre os Biomas Sustentáveis e como debatedores, os deputados Moreira Mendes, Nilton Capixaba e Marinha Raupp.

O Governador Camilo Capiberibe do Amapá, falando sobre a perspectiva energética com a construção da Usina Hidrelétrica de Ferreira Gomes e o Senador João Capiberibe, Prêmio Ecoturismo e Justiça Climática pela resistência democrática no Amapá e Amazônia.

José Graziano, diretor geral da FAO, convidado no Chile a falar sobre a expansão agrícola e combate a fome no mundo.

Deputado Heitor Costa Jr, presidente da Federação Rondoniense de Futebol, falando sobre a Copa do Mundo Verde e Sustentável.

Niede Guidon, arqueóloga do Piauí, convidada a falar sobre os estudos arqueológicos nordestinos e amazônicos e com debatedores do IPHAN, em Brasília.

Ilmara Lima, Secretária de Turismo do Acre, falando sobre as perspectivas de integração cultural turística entre Rondônia, Acre e Peru; e os novos roteiros rodoviários de São Paulo a Lima, com a ocupação inteligente na Rodovia Interoceânica.

Reiteremos o nosso compromisso e estamos aguardando a confirmação de presença de alguns dos convidados, por conta de suas agendas.

Uma segunda etapa dos jogos dialéticos culturais e sustentáveis é a exposição de Filmes Curta Amazônia, premiado cineasta e diretor Carlos Levy, com exibição de filmes rondonienses,acreanos e peruanos com convidado especial o grupo Pacha Mama, do Acre.

Terceira etapa destes jogos sustentáveis é a edição do X Prêmio Ecoturismo e Justiça Climática, que terá entrega de prêmios em Rondônia e outra parte itinerante para os convidados que não tem agenda para estar no dia da premiação no local, entre eles a modelo e embaixadora do Meio Ambiente da ONU, Gisele Bündchen; a ex-embaixadora da Noruega, ambientalista Gro Brudtland,uma das líderes da Eco 92.

Também premiados, o apresentador global Luciano Huck; o cantor Fernando, da dupla Fernando e Sorocaba; a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; Nizan Guanaes, publicitário, presidente do Grupo ABC e a equipe da TV Facebook, premiados  pelo ineditismo digital e sustentável da TV de Mark Zuckerberg.

O encontro sustentável, que acontece nos dias 17 e 18 de novembro em Rondônia, dará  direito a certificados de participação e uma rede de grande patrocínios e apoios que se inicia com a Eletrobrás, Usinas Ferreira Gomes, Teklatur, Câmara de Comércio e Industria Brasil Venezuela de Rondônia, CREA – RO, Ceise, Reob, Asbea, O Nortão, Notícia na Hora, Jornal Alto Madeira, Record News, TV Candelária, TV Ecoturismo, IFRO, Instituto Federal de Tecnologia de Rondônia, Governo do Estado de Rondônia, Prefeitura do Município de Porto Velho, Semdestur, Sema, Grupo Simões, Coca-Cola, Termonorte, Faculdade São Lucas, Gráfica Nova Porto Velho, Fórum Permanente de Sustentabilidade da Amazônia, Ninas Tur, O Combatente, Amapá Digital.

Os temas centrais deste IX Seminário abordarão temas sustentáveis de saneamento a desmatamento e buscará sentido por que a seca amazônica gerou emissões recordistas de quase 2 bilhões de toneladas de gás carbônico pra a atmosfera, o equivalente a mais do que a emissão anual de Co2 da Índia, em 2010.

Além do mais, os seminaristas discutirão o por que da pior seca da história recente da floresta amazônica, cujos efeitos da falta de chuva são combinados do desmate e dos incêndios, já que 40 % da área desflorestada da Amazônia teve pouca chuva neste período.

Um dos temas principais e centrais deste seminário amazônico abordará as previsões deste modelo ecológico, com aumento de grandes secas, em parte geradas pelo desmatamento e das mudanças climáticas, podendo fugir do controle e levar a região amazônica a um grande colapso, daí por que providencias climáticas devem ser colocadas na Carta da Amazônia a ser votada e enviada para a Cop 17 a Conferência de Mudanças Climáticas em Durban na África do Sul e Rio + 20.

Em campo a seleção universal da sustentabilidade que terá muito trabalho a partir de novembro e com agenda permanente para tratar da sustentabilidade e por isto já abertas as inscrições e patrocínios para a 10 ª edição que será em novembro de 2012.

Mais informações pelo site www.revistaecoturismo.com.br

 

 

Assessoria de Imprensa do IX Seminário Internacional de Sustentabilidade e X Prêmio Ecoturismo e Justiça Climática