Para a galera que ama mergulhar, não pode deixar de conhecer o arquipélago de Abrolhos, descoberto em 1503 pelo italiano Américo Vespúcio, que acabou batizando o lugar por conta dos navegantes portugueses, que diziam: “Quando te aproximares de terra, abre os olhos”. E então, creio que se maravilharam quando avistaram essa riqueza, que  fica há cerca de 70 quilômetros da cidade de Caravelas, na Bahia e é formado por cinco encantadoras ilhas vulcânicas: Santa Bárbara, Sueste, Redonda, Siriba e Guarita, contando também com Parcel de Abrolhos e o Recife dos Timbebas.

Imagem: Bruno Oliveira

Hoje, o lugar é considerado como um dos melhores pontos para a prática do mergulho, não só no Brasil, mas em todo o mundo. As águas são cristalinas com uma visibilidade que chega até 20 metros de profundidade. E ali, os apaixonados pelo fundo do mar podem encontrar uma vasta fauna marinha: são várias espécies de peixes e algas marinhas.

Imagem: João Ramos/ Bahia Tursa

O passeio só é permitido com a autorização dos monitores do ICMBio. É só através da Ilha Siriba que é permitido o embarque. Por isso, é necessário procurar agências de Turismo que trabalhe diretamente com o local, pois existe um número regulado de visitas e é cobrada uma taxa ambiental para fazer a visitação.

Abrolhos permite visitas durante todo o ano e para mergulhar , o verão é a estação mais indicada, pois de julho a novembro quem passa a fazer show nesses mares são as baleias Jubarte, que chegam na região para procriar. Nesse período, é possível ver um espetáculo de saltos e piruetas. O paraíso dos mares está aí!

Mais informações:

Sobre visitas e valores: No site do ICMBio: http://www.icmbio.gov.br/parnaabrolhos/guia-do-visitante.html

Onde ficar?

Em Caravelas. Apenas de lá é possível ter uma acessibilidade ao Arquipélago.

Hotel Brisa do Abrolhos

http://www.brisadosabrolhos.com.br/

Hotel Marina Porto Abrolhos

http://www.marinaportoabrolhos.com.br/

Pousada Recanto da Vicosa

https://www.recantovilavicosa.com.br/portugu%C3%AAs/pousada/

Fernanda Valente