O mês de abril é considerado de suma importância para os indígenas. No dia 19 de abril, onde se comemora o “Dia do índio” e outra data marcante que é o dia 14, onde foi fundada uma das mais conhecidas reservas indígenas.
O Parque Indígena do Xingu completou no dia 14 de abril, 56 anos de sua fundação e o aniversário da reserva, uma das maiores e mais famosas do gênero no mundo, O Google celebrou a data com um Doodle comemorativo. Google Doodles são as versões modificadas do logotipo do Google, usado especialmente para feriados, aniversários de pessoas famosas e importantes eventos.
Criado em 1961 durante o governo do então presidente Jânio Quadros, o Parque Indígena do Xingu só se tornou uma realidade após longa campanha dos irmãos Orlando e Leonardo Villas-Bôas e do antropólogo Darcy Ribeiro, que à época trabalhava no Serviço de Proteção ao Índio, entre outros ativistas brasileiros. Localizada no Estado do Mato Grosso, a reserva foi a primeira terra indígena homologada pelo Governo federal e, atualmente, conta com cerca de 27.000 quilômetros quadrados.
Santuário da cultura e da biodiversidade brasileira, o Parque Indígena do Xingu abriga uma população de aproximadamente de 5.500 índios de 14 aldeias: Kamayurá, Kaiabi, Yudjá, Aweti, Mehinako, Wauja, Yawalapiti, Ikpeng, Kalapalo, Kuikuro, Matipu, Nahukwá, Suyá, e Trumai.
Os elementos da cultura da população indígena brasileira foram incorporados ao Doodle, entre elas o rio Xingu, além das cestas de pesca, as raízes de mandioca, cocares, entre outros elementos.
Fonte: El País
Siga-nos em:

Comments

comments