De acordo com a segunda fase do relatório encomendado pela empresa de softwares Amadeus e elaborado pela Frost & Sullivan, “Future Traveller Tribes 2030: Construindo uma jornada mais recompensadora”, as companhias aéreas e as operadoras de viagens podem e devem aproveitar a interação com os usuários nas redes sociais para gerar experiências de viagens únicas e personalizadas.

Segundo o estudo, que visa descrever como as empresas podem ajudar com as necessidades dos viajantes, concluiu que a experiência de turismo em voos, hospedagens e pacotes de viagem será alterada até o ano de 2030 graças às redes sociais e as novas tecnologias que aproximarão as empresas dos clientes e facilitarão os canais de venda, além de oferecer produtos e serviços personalizados de acordo com os gostos e anseios dos clientes.

Para o diretor de Marketing Estratégico para TI de Companhias Aéreas da Amadeus, Robert Sinclair-Barnes, o material ajudará as empresas a se adaptarem à nova realidade. “Este relatório fornece conselhos práticos para as companhias aéreas e seus parceiros de serviços complementares sobre como eles podem se preparar para isso e atender os segmentos de viajantes que estão surgindo em cada um dos nove estágios da jornada do viajante”, afirmou em comunicado. “Em última análise, entender as motivações e a evolução dos comportamentos de compra dos viajantes irá preparar as companhias aéreas e outros provedores para construir jornadas de viagens mais recompensadoras e conectadas para os viajantes do futuro”, completou.

Entre os pontos que as empresas aéreas e operadoras turísticas devem se atentar, estão a oferta de pacotes de viagem com produtos e serviços personalizados, novos canais de vendas que se mesclam com canais de inspiração, como redes sociais em plataformas móveis como celulares e tablets, e a simplificação do processo de compra.