AFS Intercultura Brasil e Onda Doce oferecem 3 bolsas de estudo nos EUA para estudantes de Santos, Taubaté e Paranavaí poderem cursar um ano escolar

O AFS Intercultura Brasil, organização voluntária internacional de intercâmbio sem fins lucrativos, está com inscrições abertas para bolsas de intercâmbio em escolas de ensino médio nos Estados Unidos.

Em parceria com o Instituto Onda Doce, iniciativa do empresário Eduardo Peres Naufal, serão oferecidas três bolsas para jovens de 15 a 18 anos. Cada uma delas será destinada a um aluno de Taubaté, um de Santos e um de Paranavaí. Os candidatos aprovados no processo seletivo, que conta com quatro etapas, farão o embarque a partir de agosto de 2017.

Para a diretora nacional da AFS intercultura Brasil, Andreza Martins, o programa é a oportunidade de os jovens se tornarem novos líderes do século XXI. “A partir dessa experiência, os estudantes passam a ter sensibilidade a outras culturas, habilidade de se sentir confortável em ambientes não familiares, ver o mundo sob ângulos diferentes, entender a razão de alguns atos, até então, pouco compreendidos. É uma oportunidade que vai além do âmbito social, profissional e acadêmico, tem valor de autoconhecimento e reflexão”, explica.

O estudante que desejar participar da seleção precisa ter nascido entre março de 1999 e agosto de 2002, ter renda familiar de até seis salários mínimos, estar cursando o primeiro ou segundo ano do ensino médio, ter um alto desempenho acadêmico (acima de 80%), capacidade de liderança e ter nível de inglês a partir do intermediário, além de residir em algum dos três municípios contemplados pelo programa.

O estudante Matheus Nunes da Silva ganhou a bolsa de intercâmbio na primeira edição e ressalta que foi incrível a experiência de conhecer e praticar a diversidade de esportes em uma escola americana. “Tive o prazer de praticar algo que não teria fácil acesso no Brasil. Entrei para o grupo de Trap Shooting [tiro ao alvo]. Foi maravilhosa a experiência”, conta. A Bruna Gegório, que também participou do programa, concorda. “Aqui os estudantes têm várias escolhas para aulas e existem vários clubes em que nós podemos participar”.

Processo seletivo é composto de testes e entrevistas

Os interessados deverão se inscrever pelo site até o dia 26 de dezembro de 2016. A inscrição é gratuita. O candidato deverá preencher a ficha de participação no site da instituição http://www.afs.org.br/onda-doce.html, incluindo documentos referentes às exigências citadas. O aluno fará também uma breve redação em português.

Para a segunda etapa, serão selecionados dez candidatos de cada cidade que preencherem os requisitos e melhor performance escolar. Os candidatos que finalizarem o preenchimento da documentação online e cumprirem todos os prazos serão convidados a participar de uma seleção presencial, que acontecerá em cada uma das três cidades em data e local previamente anunciados.

Nessa fase, os estudantes, além de passarem por um teste de proficiência de inglês, serão submetidos a entrevistas e dinâmicas. Já na terceira etapa, a comissão irá organizar entrevistas presenciais com os familiares dos finalistas. E, finalmente, na última fase, o AFS analisará o relatório de entrevistas e divulgará o nome dos 3 vencedores e também 2 suplentes. O resultado final será divulgado no dia 16 de janeiro de 2017.

Serviço

Bolsas de intercâmbio Parceria AFS & Onda Doce

Período de inscrições: 5 a 26 de dezembro de 2016

Municípios contemplados: Santos, Taubaté e Paranavaí.

Link: http://www.afs.org.br/onda-doce.html