Autoridades e empresários se reuniram em cerimônia solene voltada ao reconhecimento das melhores iniciativas ambientalmente responsáveis em atuação no Brasil

Com o objetivo de prestigiar as melhores práticas empresariais na área de sustentabilidade em curso no País, mais de duzentas pessoas – entre empresários e autoridades – estiveram na última quinta-feira (19) no Parque das Ruínas, no tradicional bairro de Santa Teresa, no Centro do Rio, para a cerimônia de premiação do 9º Prêmio Brasil Ambiental, realizado pela Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio), por meio de seu Comitê de Meio Ambiente, e pela BP.

 

A edição deste ano defendeu a causa do Patrimônio Cultural Brasileiro, que ganhou uma categoria especial, voltada ao reconhecimento de ações de proteção aos bens materiais e intangíveis que representem manifestações de alto valor para a construção da identidade e memória de um grupo da sociedade e corroborem para construir a história de uma nação. A empresa GDF SUEZ Energy Brasil foi a vencedora da categoria especial com o Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural da UHE Jirau – A Gestão do Conhecimento através das Mídias Sociais.

 

“O Brasil destaca-se no cenário mundial como um dos primeiros países a valorizar a questão de patrimônio cultural, que é um fator básico de vivência, assim como a saúde e a educação. O tema desta edição do Prêmio Brasil Ambiental sinaliza a compreensão da iniciativa privada de que investir em nosso patrimônio é investir em desenvolvimento”, afirmou o superintendente do IPHAN no Rio de Janeiro, Ivo Matos Barreto Junior, convidado de honra da cerimônia juntamente com o diretor-geral do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), Paulo Eduardo Vidal Leite Ribeiro.

 

“O patrimônio cultural se fortalece como necessidade da própria sociedade, interessada em caminhos sólidos e seguros para o futuro. São referências da população dentro de seu próprio território. É essencial não só preservar a diversidade ambiental, como também a cultural, que une nossa cultura com o que recebemos da natureza”, completou Ribeiro.

 

Ao todo, 40 projetos de empresas de diversos segmentos de mercado foram inscritos nas sete categorias do prêmio: Patrimônio Cultural Brasileiro, Responsabilidade Socioambiental, Gestão de Resíduos Sólidos, Inovação Ambiental, Emissões Atmosféricas, Uso Racional de Recursos Hídricos e Preservação e Manejo de Ecossistemas.

“O Prêmio Brasil Ambiental é uma contribuição da AmCham Rio para a conservação, preservação e recuperação das partes ambiental, social e cultural do País. É um reconhecimento público de ações e projetos inovadores que podem fazer diferença no futuro. Com a divulgação de bons exemplos, esperamos que cada vez mais empresas adotem práticas que tenham como meta a valorização do Brasil em todas as suas esferas”, ressaltou Roberto Ramos, presidente da entidade.

A premiação teve patrocínio da Chevron e da Coca-Cola Brasil, copatrocínio da Odebrecht Óleo e Gás e apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

Confira a seguir os projetos vencedores da 9ª edição do Prêmio Brasil Ambiental:

 

CATEGORIA: PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO

Projeto: Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural da UHE Jirau – A Gestão do Conhecimento através de Mídias Sociais

Empresa: GDF SUEZ Energy Brasil

Resumo: Programa voltado à pesquisa sistemática e intensiva das áreas atingidas pela obra da hidrelétrica, incluindo pesquisas arqueológicas preventivas para garantir a integridade do patrimônio presente antes da implantação do empreendimento. As mídias sociais foram utilizadas para o envolvimento da comunidade local e divulgação de resultados.

 

CATEGORIA: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Projeto: Heróis do Futuro

Empresa: Sistema Firjan / SESI

Resumo: Projeto voltado à educação para a sustentabilidade que sensibilizou mais 240 mil jovens, entre 11 e 15 anos de idade, da rede pública de ensino, tendo como base os temas debatidos na Rio+20.

 

CATEGORIA: PRESERVAÇÃO E MANEJO DE ECOSSISTEMAS

Projeto: Fazenda Marinha

Empresa: Vale S.A.

Resumo: Projeto destinado ao monitoramento e o repovoamento da fauna marinha da Baía de Sepetiba, no Rio de Janeiro, com a promoção de educação ambiental e a melhoria de vida nas comunidades.

CATEGORIA: GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Projeto: City Tower

Empresa: Jones Lang Lasalle

Resumo: Política de coleta seletiva dos resíduos gerados pelo condomínio, com vistas à redução da quantidade, segregação na origem, controle e redução de riscos ao meio ambiente, assegurando o correto manuseio e disposição final.

CATEGORIA: INOVAÇÃO AMBIENTAL

Projeto: ECOÁCIDO (Processo Ecológico de Reciclagem de Solução Eletrolítica de Baterias Usadas Tipo Chumbo-Ácido)

Empresa: Antares Reciclagem LTDA

Resumo: Programa de desenvolvimento de tecnologia para viabilizar o ciclo completo de reutilização da bateria chumbo ácido, com a inclusão da reciclagem da solução eletrolítica, cujo descarte inadequado tem grande impacto ambiental e configura um desafio às indústrias recicladoras de baterias.

CATEGORIA: USO RACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS

Projeto: Programa Tractebel Energia de Proteção de Nascentes

Empresa: Tractebel Energia

Resumo: Programa de preservação de recursos hídricos a partir da minimização dos impactos ambientais das atividades da empresa, com vistas à melhoria do desempenho na prevenção e controle da poluição.

CATEGORIA: EMISSÕES ATMOSFÉRICAS

Projeto: Projeto Contribuição da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau para a mitigação de Gases de Efeito Estufa e para o Desenvolvimento Sustentável Brasileiro

Empresa: GDF SUEZ Energy Brasil

Resumo: Projeto da UHE Jirau para a mitigação de gases de efeito estufa adicionais, permanentes e mensuráveis no longo prazo. Figura como o maior projeto de energia renovável registrado como Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) da ONU.

Sobre a AmCham Rio

A Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro é uma instituição multisetorial, sem fins lucrativos, dedicada à geração de oportunidades de negócios, à promoção do networking e ao estímulo ao desenvolvimento de relações estratégicas entre Brasil e Estados Unidos. A AmCham Rio completa 100 anos em 2016 e se destaca como a câmara mais antiga da América Latina. Afiliada à Association of American Chambers of Commerce in Latin America (Aaccla) e à U.S. Chamber of Commerce, representa mais de 300 empresas de diversas nacionalidades com negócios no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Possui 11 comitês setoriais: Assuntos Jurídicos; Energia; Entretenimento, Esportes e Cultura; Logística e Infraestrutura; Marketing; Meio Ambiente; Responsabilidade Social Empresarial; Recursos Humanos; Saúde; Seguros, Resseguros e Previdência; Tecnologia da Informação e Comunicação. Informações no sitewww.amchamrio.com.

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

CDN Comunicação Corporativa

Flávia Marcondes – flavia.marcondes@cdn.com.br / Tel: (21) 3616-3732

Fabiola Barbosa – fabiola.barbosa@cdn.com.br / Tel: (21) 3616-3773