A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) começou a divulgar o seu ranking com as manifestações dos usuários do transporte aéreo. Segundo a agência, mais de 12 mil demandas de usuários do transporte aéreo foram respondidas em 2017.

 

A Latam e a Azul foram as empresas aéreas brasileiras que receberam o maior volume de reclamações de passageiros, proporcionalmente, a cada 100 mil passageiros transportados foram 18 reclamações registradas.

 

A Latam, que transportou 30,5 milhões de passageiros, foi a mais citada, com 5.479 registros. Já a Azul, teve 3.478 reclamações, para 19,592 milhões de passageiros que usaram a companhia. A Avianca acumulou 1.179 reclamações, com média de 12 registros para 100 mil passageiros embarcados. A média mais baixa ficou com a Gol que recebeu 2.178 reclamações com 29,2 milhões de passageiros atendidos, o que dá uma média de 7 registros por 100 mil passageiros transportados.

 

No índice de solução das demandas pelas empresas, conforme avaliação dos viajantes, a Avianca teve o melhor desempenho em 2017, com 77,11% de satisfação dos passageiros que disseram ter conseguido resolver as pendências, seja de atendimento, passagens aereas promoção ou até mesmo serviços prestados. A Latam obteve 68,79% nesse indicador de satisfação, seguida pela Gol, com 66,45% de satisfação dos passageiros. Em último lugar ficou a Azul, com 53,44% de satisfação dos passageiros que fizeram reclamações.

 

A avianca também ficou com o maior índice de satisfação dos consumidores com o atendimento prestado.