max1222094874Vista_III__acervo_quinta_estancia_grandePrograma pedagógico desenvolvido pela Quinta da Estância de Viamão conscientiza alunos sobre este debate
Uma sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias Baseadas em Luz. Isso faz com que, juntamente com a UNESCO, sociedades e associações científicas, instituições de ensino, plataformas de tecnologia, organizações sem fins lucrativos e parceiros do setor privado se reúnam, durante todo o ano, para debater a importância da luz na vida dos cidadãos.
 
Por consequência da baixa diversidade na matriz energética do Brasil, o ano mais uma vez começou com cortes na rede elétrica. O sistema de geração de energia através de usinas hidrelétricas é responsável por mais de 90% do abastecimento de energia do país. Infelizmente, a utilização de energias alternativas ainda é incipiente, mas poderia estar sendo utilizada hoje como um importante complemento para suprir a demanda – o nosso país possui fortes potenciais para geração de energia solar e eólica. 
 
A aposta no uso de fontes de energia alternativas é um planejamento para o futuro. Afinal, uma completa reestruturação da forma com que retiramos a energia da natureza demanda grandes investimentos e obras. Entretanto, uma conscientização sobre a forma de utilização da iluminação natural, no cotidiano do consumidor final, pode promover mudanças imediatas de grande valor. “O Ano Internacional da Luz da ONU é uma oportunidade de levarmos o assunto para dentro de casa. As crianças e os adolescentes são o nosso futuro, então, nada melhor que criarmos uma geração consciente” afirma Rafael Goelzer, diretor da Quinta da Estância, maior fazenda de Turismo Rural e Pedagógica do Brasil. 
 
 
A Quinta da Estância, localizada a 28 km de Porto Alegre, desenvolveu um programa pedagógico específico sobre o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias Baseadas em Luz, uma oportunidade única para que escolas possam trabalhar esta temática tão importante através de atividades vivenciais para todas as séries. O tema será explorado desde a fotossíntese, tratará o histórico de descobertas científicas baseadas na luz, desenvolvimento sustentável, alternativas de captação de energia, perspectivas para o futuro e o que podemos fazer de concreto hoje para mudar para melhor este jogo.
 
Fonte: Agência Estado