Marcia Rosa (PT) e Donizete Tavares do Nascimento (PSC) retornaram nesta quarta-feira aos cargos, respectivamente, de prefeita e vice de Cubatão. Eles estavam afastados das funções por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) desde o dia 27 de maio.

Ao chegar à sede da Prefeitura de Cubatão, na tarde de hoje, Marcia Rosa foi abraçada e aclamada por populares. Um deles chegou a presentear a prefeita com uma faixa nas cores verde e amarela, colocada ao redor de seu pescoço. Em homenagem à prefeita, um carro de som tocava a música “Eu Voltei”, de Roberto Carlos.

“Vamos continuar trabalhando em nome da cidade, das pessoas da nossa cidade, de quem nos elegeu. É por essa cidade que precisamos nos unir”, discursou. Após a recepção, a prefeita também assinou o documento da Justiça Eleitoral que lhe permite reaver a função de Chefe do Executivo.

Enquanto isso, às 16h32, um oficial de justiça comunicava o prefeito em exercício, Wagner Moura (PT), da decisão. Ocupante do posto de forma interina, o presidente da Câmara retorna à mesa diretora do Legislativo. “Estive aqui (na Prefeitura) para administrar a cidade na sua ausência, mas sabia em breve a senhora voltaria”, afirmou o vereador, que governou a cidade nos últimos 35 dias.

O vice-prefeito Donizete Tavares também agradeceu o trabalho de Moura e as mensagens de apoio que recebeu durante o seu afastamento. “Volto com Marcia Rosa para continuar trabalhando pela cidade. É hora de arregaçar as mangas e fazer muito mais, junto com os servidores e a população”.

Solidariedade

Durante entrevista concedida à imprensa, Marcia Rosa disse ter recebido inúmeros manifestos de solidariedade da população. “Esse carinho de pessoas, muitas das quais nem conheço pelo nome, que me deu força para continuar na luta por uma cidade melhor”, comentou emocionada.

Acusada de abuso de poder político e utilização indevida de meio de comunicação na disputa eleitoral de 2012, a prefeita rebateu as críticas da oposição. “Não foi o jornal (Reação Popular) que definiu a eleição. Foram 55% do eleitorado, a maior votação dessa Cidade, que apontaram o caminho que a população queria”

A prefeita também agradeceu ao apoio recebido no período em que esteve afastada. “A vida é um aprendizado. As dores que a gente sente não devem ser transformadas em rancor, mas em motivação para trabalhar em benefício das pessoas e da nossa cidade”

 

35 dias longe da Prefeitura

Nesta terça-feira, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) João Otávio de Noronha concedeu liminar (decisão provisória) que determinou o reempossamento da chefe do Executivo, no lugar do presidente da Câmara, Wagner Moura.

Com a decisão, a prefeita e o Vicente terão que aguardar até que os recursos apresentados por sua defesa ao TSE, em Brasília, sejam analisados.

A defesa da prefeita, eleita com 55,36% dos votos válidos nas eleições de 2012, entrou com agravo regimental para reverter decisão do TRE-SP que havia determinado a sua saída do cargo, após julgamento de ação eleitoral por suposto uso indevido de meio de comunicação local.

Com a decisão, Marcia Rosa e o seu vice Donizete Tavares do Nascimento retornam imediatamente após o atual prefeito Wagner Moura, que está em Brasília cumprindo agenda oficial, ser notificado pela Justiça Eleitoral.

Autora da ação que culminou no afastamento temporário da petista, a Coligação Cubatão Pode mais com a Força do Povo, encabeçada pelo PSDB, afirmou que irá recorrer da liminar, em Brasília. Apesar de o Judiciário iniciar o recesso, os órgãos funcionam em esquema de plantão para as eleições nacionais de 5 de outubro.

 

Fonte: A Tribuna On-line