Após a queda de parte da estrutura metálica do futuro terminal remoto de passageiros do Aeroporto Internacional de Guarulhos nesta sexta-feira, construtora Delta, responsável pela obra, afirmou que está estudando a possibilidade de alterar o prazo de entrega da obra –prevista para 20 de dezembro.

O desabamento ocorreu por volta das 14h e deixou dois feridos. Ainda segundo a Delta, o acidente foi de pequenas proporções e as duas vítimas tiveram ferimentos leves.

A Delta informou que, na próxima semana, deve divulgar se haverá ou não adiamento do cronograma da obra.

A empresa e a Infraero (estatal que administra o terminal) informaram que também estão apurando o caso.

Nesta sexta, o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, anunciou que o novo terminal do aeroporto de Guarulhos seria inaugurado dia 20 deste mês.

O término das obras estava previsto para o dia 23 de janeiro, segundo a Infraero.

A obra do terminal remoto está orçada em R$ 85,7 milhões e a empresa Delta foi contratada sem licitação. Por isso, a obra chegou a ser suspensa pela Justiça Federal em setembro. A construção do terminal está incluída na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal, que prevê a ampliação dos aeroportos brasileiros para os grandes eventos esportivos dos próximos anos, principalmente a Copa do Mundo de 2014.

Quando pronto, o terminal remoto permitirá a ampliação da capacidade de atendimento do aeroporto de Guarulhos –o maior e mais movimentado do país — dos atuais 20,5 milhões de passageiros por ano para 26 milhões. O terminal está sendo construído na área de um hangar de cargas desativado da falida Vasp, com 12,2 mil metros quadrados.

Sidnei Barros/Folha Metropolitana
Desabamento fere dois e pode atrasar entrega de obra no aeroporto de Guarulhos

MUDANÇAS

A Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) anunciou outras medidas para preparar os aeroportos para o grande fluxo de viagens no fim de ano.

Segundo o órgão, os trabalhos para garantir a implantação de seis módulos operacionais até o fim do ano nos aeroportos de Campinas (SP), Guarulhos (SP), Vitória (ES), Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Porto Alegre (RS), foram intensificados. Os cinco primeiros já foram inaugurados e o último também será concluído Neste mês.

Foram adquiridos ônibus, elevadores veiculares para adaptação, veículos operacionais, carrinhos de bagagens e aparelhos de raio-X.

De acordo com a Infraero, as principais companhias aéreas firmaram o compromisso com a redução do tempo de espera de check-in e de restituição de bagagens.

Para isso, a promessa é que as empresas aumentem as equipes de atendimento, ocupem todas as posições de check-in nos horários de pico, incentivem o check-in pela internet e o uso de totens de auto-atendimento nos aeroportos, além de praticar o endosso de passagens entre as empresas e evitar a prática de overbooking.

Foi lançada uma cartilha com informações unificadas sobre os direitos e deveres do viajante. O Guia do Passageiro apresenta informações úteis para quem vai viajar. A publicação será distribuída nos principais aeroportos e está disponível nos sites dos órgãos públicos e das companhias aéreas.

Neste mês, mais de 16 milhões de passageiros devem embarcar nos aeroportos. O movimento é 12% superior à média do ano e 13,6% maior que o mesmo mês de 2010.

fonte: folha de sp