A Força pela Folhagem em Vermont (EUA), noroeste americano, esforça-se para que você saiba: há muitas boas oportunidades para observação da folhagem local, apesar dos danos causados pelo furacão Irene no meio do Estado que faz fronteira com o Canadá.

Embora Vermont ainda esteja trabalhando para consertar as estadas, uma coalisão de amantes do turismo locais enfatizam que três semanas já se passaram desde o fenômeno atmosférico, e cerca de 95% das estradas do Estado estão abertas para turistas.

Assim, não haveria desculpas para não aproveitar o início da temporada com as folhas caindo, além de outras atividades ao ar livre e festivais.

Toby Talbot-23.set.2011/Associated Press
Tendo ao fundo folhagem vermelha, visitante observa tratores antigos na fazenda Morse Farm Maple Sugarworks
Tendo ao fundo folhagem vermelha, visitante observa tratores antigos na fazenda Morse Farm Maple Sugarworks

“Estamos realmente prontos para que as pessoas venham e curtam a bela experiência de observar as folhas caindo, além de que gostaríamos de apoio nesta hora”, diz Megan Smith, comissária de turismo e marketing do Estado.

Algumas hospedarias estavam fechadas nos dias depois da passagem do furacão, e alguns festivais da colheita agendados para o meio de setembro foram cancelados.

Mas agora, os empreendimentos que dependem do turismo se esforçam para ressaltar que a região pode ser uma boa ideia para a visitação.

Toby Talbot-23.set.2011/Associated Press
Visitantes britânicos chegam à fazenda turística Morse Farm Maple Sugarworks, em East Montpelier, Estado de Vermont

“A principal preocupação era que houvesse uma imagem de que Vermont não estivesse habilitado para receber turismo durante a temporada, quando isso não é verdade”, diz Jen Butson, porta-voz da Ski Vermont, em Montpelier.

A temporada já está em andamento neste fim de semana, enquanto as folhas no terço mais ao norte do Estado já mudaram de cor. A época traz cerca de US$ 300 milhões para Vermont a cada ano.

Barry Edwards, parte de um grupo de britânicos que passeia por Vermont, chegou na quarta-feira (21). No início da tarde de sexta-feira (23), ele fotografava a folhagem vermelha em uma árvore perto da fazenda turística Morse Farm Maple Sugarworks, em Montepelier.

“Estamos em um tour organizado, então se houvesse qualquer problema para se preocupar, tenho certeza de que estaríamos informados a respeito”, disse Edwards. “Vimos os reparos em andamento nas estradas. É bom ver que estão sendo feitos com rapidez.”