A tartaruga gigante ficará em um tanque de 2,5 m de diâmetro e 2 mil litros de água salgada no Aquário Municipal de Santos. Foto: Candido Gonzales/Prefeitura Municipal de Santos/Divulgação

A tartaruga gigante ficará em um tanque de 2,5 m de diâmetro e 2 mil litros de água salgada no Aquário Municipal de Santos
Foto: Candido Gonzales/Prefeitura Municipal de Santos/Divulgação

Uma tartaruga-de-couro, espécie ameaçada de extinção, foi transportada nesta quinta-feira para o Aquário Municipal de Santos. O animal foi encontrado na madrugada de ontem por pescadores e nadava adernado à direita, o que, segundo uma veterinária que acompanhou o processo de transporte, é sinal de problemas de saúde.

A tartaruga gigante, como também é chamada por por ser a maior das espécies vivas, teve a cabeça, nadadeiras e carapaça protegidas por uma manta plástica, foi envolvida em uma rede e içada para um caminhão cedido pelo Jardim Botânico. Nove pessoas foram mobilizadas para a ação.

A espécie ficará em um tanque de 2,5 m de diâmetro e 2 mil litros de água salgada. A tartaruga-de-couro pesa cerca de 400 kg e mede por volta de 1,80 m, e apresentava uma cicatriz na cabeça e outras em alguns pontos do casco. Ela permanecerá no aquário por cerca de 10 dias e, após, será devolvida ao mar.

A ação montada pelo Aquário Municipal para recolher o animal envolveu a Polícia Ambiental, o Ibama e um caminhão munck.

fonte: Terra