Estádio, que vai receber seis jogos na Copa do Mundo, é a segunda Arena a conseguir o documento

ledA Arena Fonte Nova, em Salvador, será o segundo estádio da Copa do Mundo a receber o certificado internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Inaugurada em abril do ano passado, o novo estádio seguiu padrões rígidos na reforma para alcançar a aprovação do Conselho Americano de Edifícios Verdes (Green Building Council–USGBC). De acordo com o 5º Caderno de Encargos da FIFA, bastava a arena atingir 40 pontos para estar certificada, no entanto, o equipamento superou os requisitos básicos e acumulou 53 pontos.

Construída no desenho de ferradura, a Arena estabelece um fluxo ideal de ar dentro da Arena, permitindo, também a utilização do estádio para outros eventos durante o ano, como shows, peças de teatro, sem que isso interfira no campo de jogo.

O telhado, com peso de 45 kg por m², é um dos mais leves do mundo e possui uma geometria otimizada e um alinhamento inteligente, interligando os cabos de tensão. O material utilizado na cobertura preenche requisitos básicos para obter o documento, como proteção solar, drenagem, entre outros conceitos. A novidade do desenho do telhado do estádio é a membrana que está localizada entre os anéis de tensão superior e inferior e é perfurada por conexão e suportes verticais.

A fachada também foi fundamental para alcançar o certificado LEED: com peças na horizontal, a Arena controla o sombreamento e o fornecimento do sol durante o dia todo, de acordo com o posicionamento da fachada.

Além disso, o uso de água da chuva reduz o consumo de água no interior da Arena, 100% do concreto do antigo estádio foi reciclado e utilizado como material de construção e o consumo de energia do estádio foi minimizado.

Outros aspectos que deram o certificado do LEED à Arena Fonte Nova:

* Sistemas de ar-condicionado utilizam gás refrigerante não clorado que possui impacto praticamente nulo para a destruição da Camada de Ozônio;

* Construção buscando reduzir os impactos causados ao meio ambiente, com ações como o controle de sedimentos carregados pelas águas às redes públicas de drenagem, evitando a contaminação destas, bem como o levantamento de poeira no entorno, além da destinação para reciclagem de aproximadamente 90% dos resíduos gerados;

*Membrana em PTFE da cobertura possui alto índice de refletância solar, que evita o efeito “ilha de calor” no micro clima da cidade e também não bloqueia totalmente a luz solar, permitindo aproveitamento de iluminação natural, que contribui para a eficiência energética;

Na Copa do Mundo, a Arena Fonte Nova vai receber seis jogos da Copa do Mundo: Espanha x Holanda; Suíça x França; Irã x Bôsnia-Herzegovina e Alemanha x Portugal. O estádio também vai receber uma partida nas oitavas de final, e um duelo nas quartas de final.