Dezesseis carros, 20 projetores, performances em loop, instalações gigantes e performances intimistas ocupam o espaço na zona portuária de 13 a 22 de junho

 

Com variedade de performances, efeitos de audiovisual, artes cênicas, animação, design e video mapping, Drive-In Rio é um dos destaques do programa Cultura e Sustentabilidade, do Ministério da Cultura, durante a Rio + 20, uma parceria com o Instituto Cultural da Dinamarca. O evento é uma iniciativa do coletivo Wunderkammer Latin America, com artistas convidados do Rio de Janeiro, de São Paulo e da Dinamarca e ficará em cartaz no Armazém da Utopia de 13 a 22 de junho, das 21h30 à meia-noite, logo após as sessões da peça “Havana Café”, ambos com entrada gratuita.

 

As instalações e performances de Drive-In Rio acontecem dentro, em cima ou ao lado de sucatas de automóveis que tiveram perda total após um acidente e ganharam nova vida como plataforma para diversas manifestações artísticas, tais como projeções, performances de teatro, poesia e música. Ao todo são 16 carros, estando 14 localizados no interior do Armazém da Utopia e dois do lado de fora, visíveis para quem passa pela Avenida Rodrigues Alves. O acesso do público se dará por um corredor isolado até o Parque Drive-in propriamente dito, revelando instalações grandiosas, porém capazes de provocar experiências e vivências intimistas e singulares.

 

Entre os artistas convidados para as intervenções estão Bayard Tonelli (ex-Dzi Croquettes) com seu menu de poesias; o quarteto Luca de Castro, Cláudia Borioni, Carol Castro e Bel Sangiardi numa esquete teatral inusitada; Maria Carolina Telles e Jorge Espírito Santo abordam a opressão masculina; e a atriz Kátia Moraes, que receberá convidados em seu Comedy Car, como a amiga Cláudia Rodrigues, que se apresentará nos dias 20 e 21.

 

Como Drive-in Rio faz parte do calendário de eventos da Rio + 20, os artistas escolheram temas ligados à ecologia e à sustentabilidade para provocar o público, dos mais diretos – como água, florestas e preservação ambiental – às fontes de energia alternativas e provocantes.

 

Sobre Wunderkammer Latin America

O coletivo é formado por Lucas Margutti (BR), Luke Cooper (UK) e Samuel Moore (AU). Os dois últimos estão radicados na Dinamarca, onde criaram o Wunderkammer. O trio trabalha com performances fora dos espaços tradicionais, aliando, sempre que possível, a revitalização de algum local abandonado ou pouco explorado pela população da cidade. A primeira edição do Drive-in aconteceu em Copenhage, num galpão da cervejaria Carlsberg, em 2010.

Antes de se mudar para a Dinamarca, Luke trabalhou sete anos com a companhia inglesa de teatro “Shunt”. Samuel trabalhou em TV e cinema como designer e animador, além de ter trabalhado como ator nos últimos 10 anos. O brasileiro Lucas Margutti foi convidado a participar do projeto em temporada naquele país, onde foi aprofundar seus estudos em Dogma. Anteriormente, Lucas trabalhou como ator em TV em séries e novelas, antes de passar para o outro lado da câmera, como diretor e realizador de filmes do chamado Cinema ao Vivo.

 

Perfomances+Instalações

BAYARD TONELLI E CONVIDADOS (RJ) – PERFORMANCE: Poesia e Outras

Bayard Tonelli, remanescente do lendário grupo de dança e performance Dzi Croquettes, conduz o público numa viagem sensorial, acompanhado por um convidado especial por noite. Antes de entrar no carro, o público poderá escolher uma das experiências oferecidas em seu menu de poesias. No parabrisa serão projetadas imagens de Sinai Sganzerla. Bayard participou da Eco 92 com uma histórica performance sob a Árvore da Vida, completando um ciclo de 20 anos.

 

RONALDO MIRANDA (SP), WUNDERKAMMER (DK) e CAROLINA OBADIA (RJ) – PERFORMANCE: ’92 Lugar Nenhum

Você fecha a porta e espera o motorista ligar o motor. É noite e a cidade à sua volta está num estado de expectativa. Seus parceiros te rodeiam, mas você ainda não os conhece.Você não tem certeza da sua jornada e do seu destino, bem-vindo a ’92 Lugar nenhum.

 

HILDIGUNN EYDFINSDOTTIR (DK) – PERFORMANCE: Valkyrie

Algumas memórias são enterradas profundamente dentro de nós por uma razão. O tempo é constantemente castigado por chuva e vento. Ondas quebrando em rochas cintilantes. Valkyrie é o antídoto e a devastação.

 

COMPANHIA ENSAIO ABERTO (RJ) – PERFORMANCE: Linha de Montagem

A performance se passa em um imenso cenário, de 15 toneladas, com máquinas arcaicas de ferro gigantescas, recuperadas de um cemitério industrial. O público poderá acompanhar de perto o trabalho dos atores-operários. O cenário é adaptado de um premiado espetáculo da companhia.

 

MILENA SÁ E AMARALINA FAGUNDES (RJ) – PERFORMANCE: Caixa Circense – O Nascimento

Esta performance representa a magia de um ser que se desenvolve e que se alimenta dentro da água. A água cristalina das cachoeiras e dos rios simboliza a força da natureza e a beleza maternal de Oxum, orixá das águas doces. A acrobata aérea Amaralina Fagundes se apresenta em tecido, interagindo com imagens inéditas da cineasta e VJ Milena Sá projetadas em seu corpo, no tecido e no carro.

 

KÁTIA MORAES E CLÁUDIA RODRIGUES (RJ) – PERFORMANCE: Comedy Car

Kátia Moraes é a curadora do Comedy Car. Nele, a atriz  de Zorra Total receberá diversos convidados, entre eles a amiga Cláudia Rodrigues, que se apresentará nos dias 20 e 21. A ideia é explorar uma nova maneira de fazer comédia: no trânsito e dentro do carro!

 

RICKY SEABRA (RJ/USA) – PERFORMANCE: AMAZONINA RÉGIA

Carro de Amazonina Régia, a rainha da Amazônia. A carcaça do automóvel é a cabine de seu zepelim, coberto de plantas tropicais como samambaias e bromélias, de onde ela pode monitorar toda a floresta. Sobre o imenso balão são projetadas as suas histórias e as exigências régias para o povo brasileiro.

 

LUCA DE CASTRO, CLAUDIA BORIONI, CAROL CASTRO E BEL SANGIRARDI (RJ) – PERFORMANCE: Fuel

Numa esquete teatral inusitada, quatro atores consagrados representarão o sequestro de uma jovem num futuro não muito distante. Na época retratada nesta ficção não existe mais nenhum tipo de combustível e a única saída é usar o ser humano como fonte de energia. Durante esta intensa aventura qualquer um corre o risco de se tornar o combustível do veículo.

 

LUCAS MARGUTTI (RJ/DK) – PERFORMANCE: Jungle Car

Neste carro o público vive uma experiência diferente na Amazônia. Por meio de projeções em 360º, é possível fazer um passeio pelos rios e florestas. Durante a performance, o público também poderá aprender um pouco mais sobre os mitos e lendas da floresta e como podemos ajudar a preservá-la para as nossas futuras gerações.

 

MARCOS BECKER E MARÍLIA ENNES (SP) – PERFORMANCE: Paraíso em Pedaços

Esquete teatral dentro de um automóvel coberto com milhares de bananas. Um taxista andrógeno com duas cabeças, quatro pernas e quatro braços recepciona o público para uma corrida até o paraíso. No meio da conversa, uma colisão. Alguém foi atropelado e o motorista sai do carro. Tem início uma aventura emocionante em busca desse paraíso perdido.

 

SOLANO GUEDES, EDUARDO GRIPP E ALE GABEIRA (RJ) – PERFORMANCE: Sex Machine

Performance e vídeoinstalação na qual o carro, completamente pintado na cor preta, é cercado de mistério. Com uma câmera de vídeo instalada, o interior do veículo é transmitido em tempo real no parabrisa. Do lado de dentro, um casal caracterizado com roupas da década de 1950 realiza uma ardente performance em que o filme se confunde com a relação dos dois.

 

MARIA CAROLINA TELLES (SP) E JORGE ESPÍRITO SANTO (RJ) – PERFORMANCE: Um homem, uma mulher e o carro dele

O público irá mergulhar na angústia de uma mulher e na opressão que ela sofre de seu companheiro. Com o interior do carro coberto por fotos de mulheres nuas e seminuas, um casal de atores interpreta no banco da frente uma violenta cena de discussão. Um carro que lidará com sentimentos íntimos, profundos e constrangedores.

 

FEDERICO BARDINI E FUSO COLETIVO (RJ) – PERFORMANCE: 1912-2012

O carro 1912-2012 conta a história do mundo nos últimos 100 anos em 10 minutos, por meio de imagens pontuadas por uma trilha sonora cinematográfica. Dois atores completam a performance. Uma performance didática e ecológica de como chegamos onde estamos.

 

TIFF McGINNIS AKA GRANDE DAME (UK) – PERFORMANCE: Abertura e intervenções

Tiff McGinnis conhecida coma Grande Dame é uma artista audiovisual residente em Londres. No Drive-in Rio ela contribui com algumas de suas animações com cores vivas e psicodélicas, sua marca registrada.

 

RUTH SLINGER (SP) – INSTALAÇÃO: CINE RIO+20

Nesta instalação a artista apresenta uma rica colagem de imagens captadas por todo o Brasil, convidando o público à reflexão. É uma sequência de mensagens acerca das transformações necessárias que se impõem à sociedade contemporânea. Trata ao mesmo tempo da abundância e da beleza do mundo que vivemos e da urgência de tratarmos com mais sabedoria as riquezas naturais para as futuras gerações.

 

WUNDERKAMMER LATIN AMERICA (DK/BR), RAFAEL PUETTER E ISABEL NESSIMIAN (RJ) Entre no Drive-in e experimente as suspeitas sobre a realidade oculta das ondas.

EXTRAS:

UNITED VJS – VIDEO MAPPING

BIJARI (SP) – CARRO-PLANTA

VJ CHICO ABREU (RJ) – MAP.A.MUNDI

 

Patrocínio: Ministério da Cultura, Governo Federal, Ministérios das Relações Exteriores e da Cultura da Dinamarca, Statens Kunstrad, Embaixada da Dinamarca e Instituto Cultural da Dinamarca

Copatrocínio: Porto Seguro

Apoio Institucional: Prefeitura do Rio, Sec. Municipal de Cultura, Sec. Municipal do Meio Ambiente, Fundação Parques e Jardins e CET-RIO

 

Apoio Cultural: Porto Maravilha Cidadão, Concessionária Porto Novo e Instituto Cultural Ensaio Aberto

Realização: WUNDERKAMMER LATIN AMERICA

 

SERVIÇO DRIVE-IN RIOwww.driveinrio.com

ARMAZÉM DA UTOPIA: Armazém 6 – Cais do Porto

ENDEREÇO: Av. Rodrigues Alves, s/n – Centro – Estacionamento em frente

TEMPORADA: de 13 a 22 de junho, às 21h30

INFORMAÇÕES: 2516-4893 / 2516-4897

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 anos

ENTRADA GRATUITA