Manaus-Amazonas-Amazonia-cotidiano-economia-Nota_Fiscal_eletronica-lojas-varejo-Centro_de_Manaus-impostos-ICMS-Compras-Sefaz-IPTU-Consumidores-Lojistas_ACRIMA20120829_0006_15Nos últimos anos tem aumentado significativamente o números de empresas que aderem ao chamado “TI Verde”, visando reduzir os impactos ambientais. Esse conceito abrange não apenas o descarte correto de materiais e equipamentos utilizados, mas também o gerenciamento de recursos de computação. Um dos grandes aliados dos adeptos do TI Verde tem sido a virtualização de processos de notas como a NFS-e (Nota Fiscal de Serviços eletrônica) e a NF-e (Nota Fiscal eletrônica).

 

O governo criou a NF-e como resposta ao grande número de fraudes fiscais e sonegações de impostos, que desviava grandes quantias da arrecadação estatal. Desde então, ela vem sendo adotada pela maior parte das empresas, sendo que todas as prestadoras de serviços e e-commerces a utilizam obrigatoriamente. O meio ambiente só tem a agradecer.

 

As vantagens para o meio ambiente

 

  • Uma árvore por empresa: a diminuição de impressão das notas em papel traz um enorme benefício ao meio ambiente, pois diminui o desmatamento. Cada árvore fornece 12 mil folhas de papel, então, se uma empresa que imprime 200 notas fiscais por mês opta pela NF-e, ela será, em um ano, responsável pela preservação de uma árvore.
  • Diminuição da emissão de CO2: não precisar de transporte para o envio de notas fiscais de venda, compra ou serviço, diminui a queima de combustíveis que poluem a atmosfera.
  • Economia de energia: além do gasto com papel, a impressão também consome uma grande quantidade de energia elétrica. Para reciclar o papel utilizado é necessário o uso de energia. Sendo assim, quanto menos papel, menos energia se gasta, e menos o meio ambiente sofre.

 

As vantagens para sua empresa

 

  • Economia de espaço: o arquivamento de documentos fiscais, com o decorrer dos anos, pode ocupar grandes espaços de um escritório ou empresa. Ao optar pelas NF-e e NFS-e, todo o arquivamento será eletrônico.
  • Economia financeira: a economia do papel também faz a diferença nas finanças da empresa, não apenas na natureza, pois não sendo necessário imprimir inúmeros blocos de notas fiscais em gráficas, elimina-se um gasto que, em geral, é alto.

 

  • Agilidade e facilidade: todo o controle de dados fiscais passa a ser eletrônico, dispensando o preenchimento de diversas planilhas e formulários de contabilidade, pois cada nota emitida regista os dados automaticamente no sistema, tornando este trabalho mais fácil e ágil.
  • Fim dos erros e fraudes: como os dados de todas as saídas e entradas automaticamente são registrados ao gerar a nota fiscal, as chances de lançar dados equivocados que prejudiquem seus negócios é muito menor. Além disso, cada nota emitida fica ligada a um CPF ou CNPJ, dificultando fraudes fiscais e sonegação de impostos, o que é bom para o País e ainda colabora para a concorrência justa.