Fernanda Valente

Algumas cidades do Estado de São Paulo já estão completamente preparadas para receberem o turista de aventura que possuí alguma deficiência. É o turismo adaptado. Isso significa que vivemos atualmente na cultura da inclusão. O ser humano, independente de suas limitações também deseja experimentar o inusitado, sentir novas emoções e ampliar sua forma de vivencia e apreciar a natureza.
Ano passado, foi lançado o livro Aventura Adaptada, do Dirceu Pereira Junior, com a participação de Ana Borges e Paulo Kehdi. No livro, o autor narra a história de deficientes físicos e visual que experimentaram alguns esportes como o rafting, trekking, escalada, paraquedas, tirolesa e rapel, mostrando que é possível quebrar barreiras.
Todas as emoções dos deficientes são encaradas e relatadas, citando também, sobre os cuidados que são recomendados para cada tipo de deficiência. É preciso de um guia turístico ou técnico de aventura para acompanhá-los nas atividades esportivas.
Os personagens do livro tiveram uma experiência de 30 dias praticando o turismo de aventura nas seguintes cidades: Atibaia, Boituva, Bragança, Brotas, Caraguatatuba  e Socorro. Todo o roteiro foi registrado com imagens maravilhosas, captadas nos momentos de experiências e depoimentos. Além disso, todos os destinos, locais para hospedagens, equipes adaptadas são indicadas na leitura. Vale a pena conhecer!

Todo o livro pode ser baixado gratuitamente pelo site: http://aventuraadaptada.aureaeditora.com.br