A Reserva Particular de Proteção Natural (RPPN) Estação Veracel, área de mais de seis mil hectares de preservação do bioma Mata Atlântica localizada  no Sul da Bahia, fará parte de uma iniciativa que vai incrementar, de forma sustentável, o turismo da região. É o projeto Observação de Aves – Costa do Descobrimento

“Temos fragmentos relevantes de Mata Atlântica em nossa região e uma biodiversidade riquíssima. Associando a isso toda a estrutura de turismo que hoje contempla o destino de sol e praia, poderemos gerar emprego e renda e ainda fortalecer as estratégias de conservação do bioma. Experiências já bem sucedidas estão nos inspirando”, declara Renato Carneiro, gerente de sustentabilidade da Veracel, única empresa que está aportando recursos financeiros para viabilizar o projeto.

O projeto Observação de Aves – Costa do Descobrimento é uma iniciativa da Conservação Internacional (CI-Brasil), da RPPN Estação Veracel, da RPPN Rio do Brasil, do Parque Nacional Pau Brasil e do Refúgio de Vida Silvestre do Rio dos Frades, esses dois últimos administrados pelo ICMBio.  Nestas quatro áreas de florestas protegidas já foram catalogadas mais de 200 espécies de aves, sendo algumas bem raras, como o beija-flor rabo-branco-de-margarette e o crejoá.

A Estação Veracel é reconhecida como patrimônio da humanidade pela UNESCO e conservada pela empresa Veracel Celulose, que está localizada em Eunápolis, na Bahia. O local já conta com projeto de pesquisas sobre o bioma da Mata Atlântica, além de programas de educação ambiental que atinge comunidades vizinhas.

O Projeto ainda não está aberto ao público, mas pretende chamar a atenção turística para o evento. A prática de observação de aves vem crescendo no Brasil. A ideia é que a atividade cresça no Brasil, pois na Europa, de cada 10 pessoas, três praticam a observação de aves.

Arranjo institucional do projeto – juntos por um turismo inclusivo e sustentável

 Os objetivos desta parceria são: consolidar as quatro unidades de conservação como demonstrações da viabilidade e relevância do segmento de observação de aves no Brasil; engajar e oferecer oportunidades de treinamento e atividades educativas para as comunidades do entorno, realçando o potencial do segmento de observação de aves para a geração de trabalho e renda e para a educação ambiental de moradores e visitantes; além de elaborar uma estratégia para a promoção do segmento de observação de aves na região, influenciando outras unidades de conservação, o trade turístico regional, gestores públicos e potenciais investidores.

 

Siga-nos em:

Comments

comments