O Secretário Geral da ONU ressaltou que a Rio+20 dará início a processos de desenvolvimento sustentável

Ban Ki-moon, Secretário Geral das Nações Unidas, participou ontem do painel “Declaração: Liderança sustentável para o mundo urbano 2030”, realizado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, na Rio+20. Ele falou sobre a importância do ICLEI para o desenvolvimento sustentável das cidades e afirmou que a convenção da ONU no Rio de Janeiro não é o fim dos trabalhos.

Para Ban Ki-moon, o ICLEI desempenhará um papel muito importante para o meio ambiente. “Fará um excelente trabalho encorajando e intensificando o esforço amplo de implementação das decisões da Rio+20 no mundo, nas cidades e regiões” – disse ele. O Secretário Geral também fez uma avaliação do evento. “O Rio não é o fim de nosso processo, é apenas o começo de muitos outros processos” – completou.

“Organizações de sustentabilidade podem ser uma força importante para integrar os três pilares do desenvolvimento sustentável. Criar empregos, reduzir os danos ecológicos e ajudar a adotarmos um estilo de vida mais próximo do que a Rio+20 propôs”, completou Moon.

O painel contou também com a participação do Secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, que criticou os bancos de todo o mundo. Ele indagou o que os bancos vão fazer com os 450 trilhões de lucros quando o planeta estiver destruído.

 

Sobre o ICLEI

O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade foi fundado em 1990 como ICLEI – Internacional Council for Local Environmental Initiatives (Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais) – desenvolve e gerencia diversas campanhas e programas que abordam questões de sustentabilidade e protegem bens comuns globais (como a qualidade do ar, clima e água), fazendo a ligação entre a ação local e as metas e objetivos de acordos internacionais. No papel de agência ambiental e de desenvolvimento sustentável internacional para governos locais, o ICLEI oferece informações e treinamento, organiza conferências com o objetivo de promover o intercâmbio entre cidades e constituir redes, executa pesquisas e projetos-piloto, além de prestar serviços técnicos e consultoria. Entre outras duas frentes de atuação, o ICLEI representa oficialmente governos locais perante as Nações Unidas nas negociações internacionais sobre sustentabilidade. Mais informações em www.iclei.org.br.

 

Mais informações para a imprensa:
www.lead.com.br
(11) 3168-1412
Marcelo Bolzan – (11) 8714-9775 – marcelo@lead.com.br
Cláudio Tostes – (21) 7922-3426 – imprensa@lead.com.br
Luiz Soares – Ramal 18 – (11) 8752-4637 – luiz@lead.com.br
Larissa Machado – Ramal 19 – (11) 8085-6336 larissa@lead.com.br