Palestra, promovida em parceria com a Câmara Municipal de São Paulo, vai mostrar como montar edifícios ambientalmente corretos

Erguer um edifício sustentável, atualmente, é possível graças à grande oferta de soluções, tecnologias e materiais disponíveis no mercado. Para explicar e ajudar a escolher as melhores opções, uma boa pedida é participar da palestra “Soluções decodificadas para as construções sustentáveis e seus benefícios”, que ocorre nessa quinta-feira (7/11), das 19h30 às 22h, na CasaE.

A iniciativa, promovida pela Basf, companhia líder mundial na área química, em parceria com a Câmara Municipal de São Paulo, integra o ciclo de debates “Edifícios sustentáveis”. O objetivo é discutir, junto aos profissionais da área, alternativas viáveis e criativas para transformar as habitações das grandes e médias cidades em ambientes mais econômicos, arborizados e com maiores áreas de lazer, a partir da utilização de materiais e técnicas que visem preservar o meio ambiente.

A palestra “Soluções decodificadas para as construções sustentáveis e seus benefícios” terá a participação de representantes da Fundação Espaço Eco, além de especialistas nacionais e internacionais da Basf. Ela integra uma série de dez debates temáticos, que vão contar com cobertura dos canais de comunicação da Câmara Municipal (www.camara.sp.gov.br). Quem quiser participar do evento, que é aberto ao público, deve se inscrever antecipadamente pelo e-mail erhardt@mnr.adv.br, já que as vagas são limitadas. Ao final do ciclo, a intenção é elaborar um relatório com sugestões voltadas para o Plano Diretor Estratégico, Lei de Zoneamento e o Código de Obras e Edificações.

“Queremos, dessa forma, interferir de uma maneira bem propositiva nessas propostas importantes para o desenvolvimento da cidade de São Paulo e que irão passar, em breve, por análise dos vereadores”, afirma a advogada Tatiana Erhardt, curadora responsável pelo evento. Todas as discussões serão gravadas para posterior compilação no formato de um livro ou revista temática.

EFICIÊNCIA ECOLÓGICA – A Fundação Espaço Eco é uma área de excelência em desenvolvimento sustentável, que abriga um centro de ecoeficiência para a América Latina, onde são promovidos projetos de educação socioambiental, desenvolvimento comunitário e de reflorestamento. Trata-se de uma parceria da Basf com a GTZ, que é uma agência do governo alemão voltada para a cooperação internacional.

A Fundação, que foi inaugurada em 2005, ocupa uma área de preservação ambiental de cerca de 290 mil metros quadrados. Ela fica no Complexo de Tintas e Vernizes, em São Bernardo do Campo, no Grande ABC paulista.

O ciclo de debates “Edifícios sustentáveis” está sendo realizado na CasaE, primeira construção de eficiência energética da Basf no Brasil. O espaço foi desenvolvido e montado pela companhia com produtos e técnicas ambientalmente adequadas, que permitem a economia de 70% do consumo de energia. A CasaE fica na avenida Professor Vicente Rao, 1195, Campo Belo.

 

IMPRENSA – No caso dos veículos de comunicação e jornalistas interessados em participar do ciclo de debates, é preciso encaminhar nome completo da empresa e/ou do respectivo profissional para o e-mail imprensa@camara.sp.gov.br.

A iniciativa é promovida pela Basf e a Câmara Municipal de São Paulo, tem curadoria de Tatiana Erhardt (MNR Advogados) e Carol Piccin (Matéria Brasil) e apoio de Eduardo Mera (Mera Arquitetura Paisagística), Danielle Mattar e Susanna do Val Moore. Confira, a seguir, o calendário das próximas palestras:

 

DATA

TEMA

PALESTRANTES

7/11 (quinta-feira) Soluções decodificadas para as construções sustentáveis e seus benefícios – Basf Representante da Fundação Espaço Eco; especialistas nacionais e internacionais da Basf
11/11 (segunda-feira) Engenharia: desafios nas obras de edifícios construídos Paulo Machado Lisboa Filho (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – Asbea/Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB); Adriana Levisky (Asbea)
13/11 (quarta-feira) Eficiência energética Alexandre Bretzner (Windeo); representantes do Programa Procel/Edifica/Eletrobrás
19/11 (terça-feira) Destinação de resíduos e logística reversa Vera Fernandes Hachich (Tesis); Simão Pedro Chiovetti (secretário de Serviços e Obras); Sergio Ângulo (Instituto Militar de Engenharia – IME/Departamento de Engenharia e Construção Civil da Escola Politécnica – PCC)
21/11 (quinta-feira) Arquitetura paisagística nos edifícios Gica Mesiara (Quadro Vivo); João Manuel Linck Feijó (Associação Tecnologia Verde)
26/11 (terça-feira) Mesa redonda sobre Incentivos Fiscais Roberto Quiroga Mosquera (Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados); Marcos de Barros Cruz (secretário de Finanças); Luiz Fernando Massonetto (secretário de Negócios Jurídicos)
30/11 (sábado) Visita na CasaE e jogo da sustentabilidade Fernando Feitoza (Fundação Espaço Eco)

 

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Presidência da Câmara Municipal de São Paulo

Tel.: (11) 3396-4900 / 3396-4165 / 3396-3949 / 3396-4027/ 3396-5064/ 3396-5065