A Secretaria Estado de Turismo de Minas Gerais, em parceria com o Ministério do Turismo e SEBRAE-MG, realiza, nos dias 16, 17 e 18 de abril, no Minascentro, em Belo Horizonte, a terceira edição do Salão Mineiro do Turismo. Com o slogan “Descubra novos lugares – Descubra grandes oportunidades”, o evento faz um convite para que o mineiro conheça os atrativos turísticos do Estado.

Em 2010, o Salão ocupa os três andares do Minascentro e a mostra, que antes era realizada em dois dias, passa a preencher três dias do calendário turístico mineiro. O grande destaque da 3ª edição do Salão Mineiro do Turismo é o crescimento do evento, que, a cada edição, recebeu números maiores de visitantes.

Na primeira edição, em 2007, o foco era mobilizar o setor e toda a cadeia produtiva do segmento turístico. Naquele ano, passaram pelos corredores do Minascentro cinco mil visitantes. Já na segunda edição, em 2009, o direcionamento era para o fortalecimento da política pública no interior de Minas Gerais, e a valorização das Associações de Circuitos Turísticos, o evento reuniu 10 mil visitantes. Este ano, voltado para o público consumidor belo-horizontino, a organização do evento espera que cerca de 20 mil visitantes passem pelo Salão Mineiro do Turismo.

A secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, explica que durante os três dias de realização, serão apresentados, por meio das Associações de Circuitos Turísticos, os principais produtos formatados e prontos para serem comercializados no Brasil e no exterior. “O Salão Mineiro é uma mostra de todas as regiões do Estado. Uma Minas Gerais que o turista nunca viu, com destaque para a alta temporada, nos meses de junho e julho. Em 2010, o foco é promover, divulgar e incentivar a comercialização dos produtos turísticos mineiros”, afirma.

O evento conta com o apoio do Instituto Estrada Real, Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, SENAC-MG, Belotur, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Instituto Euvaldo Lodi e Gol Linhas Aéreas Inteligentes.

Grandes Salões

Para diferenciar, dar destaque às diversas áreas de atuação da cadeia turística e apresentar os melhores roteiros e destinos para o público consumidor, o Salão Mineiro foi dividido em seis espaços. No Salão dos Grandes Destinos, haverá uma mostra das cinco regiões do Estado (Triângulo Mineiro, Centro de Minas, Norte e Nordeste de Minas, Sul de Minas e Zona da Mata), representadas pelas 45 Associações de Circuitos Turísticos, além de estandes de agências de viagem, operadoras e receptivos turísticos.

No Salão Nossas Riquezas, haverá espaço para a comercialização de produtos típicos do Estado, manifestações artísticas, mostras de artesanato, gastronomia mineira, encontro de negócios e o projeto ”Escola vai ao Salão”. Este projeto dará oportunidade para que jovens conheçam os destinos turísticos de Minas Gerais de maneira interativa e dinâmica. São esperados cerca de 540 alunos das redes pública e privada, do ensino fundamental, de Belo Horizonte. Os estudantes serão orientados e recepcionados por um técnico da SETUR/MG que irá acompanhá-los por toda a feira.

Os atores que compõem o Sistema Mineiro de Gestão do Turismo, a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, e o Conselho Estadual de Turismo, estarão com agendas de atendimento no Salão Oficial. Já estão confirmados encontros de prefeitos, atendimento sobre ICMS Turístico, encontro de presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos e coordenadores de Câmaras Temáticas do Conselho Estadual de Turismo.

Empreendedores e investidores de toda a cadeia turística mineira encontrarão no Salão de Investimentos os bancos parceiros que oferecem linhas de financiamento. Neste espaço serão disponibilizadas informações sobre tipos de empréstimos oferecidos aos investidores do setor turístico, como valores, taxas e condições de pagamento. Participarão do Salão de Investimentos os bancos: BDMG, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Povo e Banco do Nordeste.

Com o propósito de fomentar a geração de negócios entre empresários do turismo e os Conventions & Visitors Bureaux dos seis destinos potenciais do Turismo de Negócios e Eventos de Minas Gerais – Araxá, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Ouro Preto, Uberaba e Uberlândia –, o Salão das Oportunidades e dos Negócios contará com a participação de entidades do Turismo de Negócios de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Também, no Espaço das Oportunidades e dos Negócios haverá uma mostra do Espaço Minas Gerais em São Paulo, para que prefeitos, associações de Circuitos Turísticos, empresários, agentes e operadores de turismo, entidades de classe, organizadores de eventos e Conventions Visitors Bureaux do Estado sejam incentivados a utilizar o local em São Paulo como uma ferramenta de promoção e divulgação de Minas Gerais para o mercado nacional, em alinhamento com a política de incentivo à comercialização da Setur. No Espaço Minas Gerais no Salão Mineiro do Turismo também serão apresentadas vídeos instalações com alguns dos principais equipamentos turísticos de Belo Horizonte e entorno que integram e a fortalecem o cardápio de ofertas turísticas do Estado, como a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Memorial da Imigração Japonesa, o Aquário Temático do Rio São Francisco e o Centro de Arte Contemporânea Inhotim.

E também, o Salão do Conhecimento será um ambiente de debates, reflexões e integração entre o mercado, parceiros e os profissionais do turismo mineiro, por meio de clínicas tecnológicas (espaço onde especialistas do SEBRAE vão oferecer consultorias técnicas e tecnológicas para empresários e empreendedores), seminários, minicursos e encontros. Neste espaço, o visitante poderá conhecer os casos de sucesso do turismo, poderá debater e se informar sobre as tendências do setor, e ainda estreitar o contato com importantes empresários, consultores e estudioso da área turística.

O Salão Mineiro do Turismo será aberto oficialmente pela secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, no dia 16/04, às 10h, no auditório Topázio, no Minascentro. Nesta data, a feira receberá o público das 12h às 20h. No sábado, dia 17/04, as atividades do Salão se iniciam às 10h e terminam às 20h. O último dia de Salão Mineiro – 18/04 –, começa às 10h e se encerra às 18h. O evento é aberto ao público e gratuito. O credenciamento para os visitantes será na entrada do Minascentro.

Assessoria de Imprensa