A sexta-feira mais esperada do ano pelos consumidores pode sofrer mudanças. Geralmente a ação costuma acontecer no mês de novembro, porém, varejistas estão se reunindo para mudar a data. Isso porque por ser perto do natal, os consumidores costumam antecipar as compras fazendo com que as vendas do natal acabem caindo.

 

Por enquanto, não há nada que confirme a antecipação da Black Friday. No site da ação no Brasil mantém-se dia 23 de novembro e se a movimentação dos varejistas não ganhar força, o consumidor já pode se preparar para novembro.

 

Em 2017, as vendas tiveram um aumento de 16% comparado ao Black Friday de 2016. Representou um total de  R$2.1 bilhões em vendas de todos os tipos de produtos, sendo o mais vendido o setor de eletrodomésticos.

 

Apesar das queixas terem caído em 2015 e 2016, em 2017 houve um aumento de 17% em  relação ao ano anterior. A maioria dos registros de reclamações no site Reclame Aqui foram sobre propaganda enganosa com 13,5%, seguidos por problemas de finalizar a compra com 9,6%, valores divergentes com 8,8%, produto indisponível, 3,8% e promoção resultando 3,6% das queixas.

 

Através desses números e de dados das edições anteriores, é que os órgãos em defesa do consumidor acompanham ainda mais de perto as ofertas dos varejista e sugerem aos consumidores pesquisar os valores dos produtos antecipadamente e a comprar em sites confiáveis.