A primeira parte do livro que foi concebido inicialmente no ano de 1995, quando a sociedade rondoniense se debruçava fortemente com o movimento pelas saídas oceânicas para o oceano pacifico. Este autor que militava no jornalismo local sempre preocupado com o eco da sociedade e das ruas instituiu o movimento estrada já que propugnava pela imediata construção da rodovia que uniria o Brasil com os paises vizinhos dos paises andinos e abriria um caminho direto, muito mais  rápido e econômico entre o oceano atlântica que banha o Brasil e o oceano pacifico que conduz  o pais aos EUA, Ásia e Europa. A obra literária evoca na sua primeira parte os principais antecedentes desta matéria no século XX, com uma visão da área comum da América do sul e os paises do pacto andino, fala da iniciativa amazônica propugnada pelo ex embaixador Rubens Barbosa .

Ainda nesta parte a revolucionaria proposta da criação do bloco norte do MERCOSUL, uma ficção criada pelo escritor jornalista advogando uma maior ligação e integração sócio economia dos estados da região amazônica e os paises amazônicos ao MERCOSUL que mais privilegeviava até então os estados do sul e sudeste.

Ainda nesta fase o autor retrata o papel do jornal ecoturismo e todos os movimentos da integração sempre presente aos paises que integram o mercado comum da América do sul, um pouco também da fala do ex governador de Rondônia, Waldir Raupp, a conclamação para ir ao pacifico, a participação num dos primeiros seminários e workshops internacionais que já sinalizava com o ingresso da Venezuela no mercado e a repercussão deste encontro no congresso nacional brasileiro e a integra do Tratado de Petrópolis, firmado no começo do século XX entre o Brasil e a Bolívia, documento firmado entre os chanceleres de ambos os paises e pelo célebre Barão do Rio Branco, o pai da Diplomacia Brasileira.

A segunda parte do livro dedica a sinopse  do MERCOSUL no século XX  e alguns avanços já no século XXI, contando o histórico da criação do mercado,a Declaração de Foz de Iguaçu,comparação com outros blocos e o mercado sócio laboral.

Também uma evocação á Chamada Cúpula Social do Mercosul com o Diálogo Social, a participação regional e a Declaração Final e uma síntese do pensamento empresarial sobre o Mercosul. A influencia da Venezuela Bolivariana no Mercosul é tratada no livro em um capítulo especial, com eventuais problemas que pode se criar com este país andino e os demais paises da região e com outros blocos econômicos em todo o mundo. A luta chavista é retratada no livro inclusive o célebre episódio da cassação da concessão da rede de televisão mais popular daquele país e a repercussão em todos os lugares pelo eu isto representa para a democracia e os meios de comunicação em todos os lugares.

A questão das perspectivas econômicas da Amazônia é retratada no capitulo IV do livro, já que trazemos aos leitores, um estudo atualizado e cronograma das obras da Rodovia do Pacífico, que eram uma utopia no começo da década de 90 e que nos anos 2000 passam a ser realidade concreta com o andamento das obras célebres e que teem promessa de conclusão no ano de 2009, pelas palavras do presidente da República do Peru, Alan Garcia, em declaração feita a empresários e políticos brasileiros no primeiro semestre de 2007.