O grupo petroleiro British Petroleum (BP) está conseguindo bombear o petróleo do poço que explodiu no Golfo do México graças a um tubo conectado a um navio na superfície, após três dias dias de tentativas frustradas, anunciou a empresa na tarde deste domingo.

O sucesso da operação dá às equipes controle parcial do vazamento pela primeira vez em mais de três semanas.

Engenheiros guiando remotamente robôs submarinos trabalhavam desde a sexta-feira tentando colocar o tubo em um cano de 53 centímetros a 1,6 quilômetros de profundidade.

A quantidade de óleo sendo removida estava aumentando gradualmente, segundo o vice-presidente da BP para exploração e produção, Kent Wells. Ele disse que serão precisos dias para mensurar a quantidade removida.

Anteriormente, o porta-voz da empresa, Mark Proegler, tinha dito que o tubo estava contendo a maior parte do petróleo saindo do cano, que responde por cerca de 85% do petróleo vazado.

Grande quantidade de petróleo está vazando no golfo do México desde o dia 20 de abril, quando uma explosão destruiu a plataforma petrolífera Deepwater Horizon operada pela BP e deixou 11 trabalhadores mortos.

Do poço saem cerca de cinco mil barris de petróleo ao dia, segundo números oficiais, embora alguns meios de comunicação afirmem que o volume pode ser muito maior. Segundo a Reuters, há um vazamento de cerca de 800 mil litros de óleo por dia no golfo do México.

Tentativas anteriores de usar válvulas de emergência e um contêiner de cem toneladas não conseguiram conter o vazamento, que já lançou milhares de galões de petróleo no Golfo do México, ameaçando a vida marinha, a pesca comercial e a indústria do turismo costeiro da Louisiana até a Flórida.

A BP também queimou pequenas quantidades de petróleo que estava flutuando e espirrou dispersantes químicos acima e abaixo da superfície.

FSP