A empresa BP conseguiu inserir neste domingo (16) um tubo sobre o local de vazamento de óleo no golfo do México, informou o “Wall Street Journal”. O tubo foi desenhado para capturar boa parte do óleo que jorra no mar e direcioná-lo para um navio na superfície.

Nas últimas três semanas, grandes quantidades de óleo têm jorrado no golfo em consequência da explosão da plataforma Deepwater Horizon operada pela BP. A explosão da plataforma causou a morte de 11 funcionários da companhia e resultou no derrame de cerca de 800 mil litros de óleo por dia no golfo do México.

Tentativas anteriores da empresa de conter o vazamento fracassaram. Na semana passada, a empresa tentou colocar uma câmara de aço gigante sobre o local do vazamento, mas o acúmulo de gelo na sua ponta superior impediu seu funcionamento.

Ontem as primeiras tentativas de colocar o tubo não deram certo porque robôs submarinos, que operam nas águas gélidas, escuras e profundas do golfo, chocaram-se. O vazamento encontra-se a cerca de 1.600 metros da superfície.

Não se sabe se a estratégia de bombeamento irá funcionar. A empresa também trabalha com alternativas: o uso de uma câmara de aço menor, que poderá ser colocada sobre o vazamento caso o bombeamento com o tubo não funcione, e a perfuração de um poço próximo ao local do vazamento, o que deve levar mais algumas semanas.

FSP