Documento assinado ontem cria um grupo para estudar a isenção
País é o principal destino de viagens de turistas brasileiros ao exterior; medida não tem prazo para começar
FLÁVIA FOREQUE

Brasil e Estados Unidos deram ontem o primeiro passo formal para colocar em prática o que até então estava acordado somente no campo diplomático: o fim da exigência de visto para a entrada de brasileiros em solo norte-americano, e vice-versa.
O chanceler brasileiro Antonio Patriota e a secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, assinaram em Brasília documento que cria um grupo de trabalho para estudar de que forma isso será feito.
“Não há dúvida de que chegaremos à isenção. Não vai se questionar “se” [haverá isenção], vai se estabelecer “como””, disse o embaixador Tovar Nunes, porta-voz do Itamaraty.
De acordo com ele, ainda não foi definida uma data para a mudança nas atuais regras de imigração, mas ela deve ocorrer “num prazo razoável”.
Em abril, o então cônsul-geral em exercício no Brasil, William Popp, disse em entrevista à Folha que a isenção ainda levaria “anos”.
A primeira reunião do grupo de trabalho, formado por representantes brasileiros e norte-americanos, ocorrerá até novembro deste ano.

OBAMA
A facilitação do fluxo de turistas brasileiros aos Estados Unidos foi um dos temas tratados na viagem da presidente Dilma Rousseff a Washington, em abril. Na ocasião, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou a reabertura de dois consulados no Brasil, em Porto Alegre e em Belo Horizonte.
Durante a visita, o presidente Barack Obama lembrou a intenção do seu governo de aumentar em 40% a capacidade de processamento de vistos no Brasil.
De acordo com a declaração assinada ontem entre os dois países, o grupo de trabalho “deverá constituir plataforma para propor medidas e procedimentos para a implementação daquela diretriz presidencial, levando-se em consideração os requisitos do Programa de Dispensa de Vistos dos EUA e da legislação brasileira aplicável”.
“É a primeira vez que eles demonstram tanta confiança no fluxo de brasileiros”, disse Nunes. Para o Itamaraty, o acordo é prova de uma maturidade da relação entre os dois países.

TURISMO
De acordo com dados do Ministério do Turismo, os Estados Unidos são o principal destino de viagens de turistas brasileiros ao exterior -e o fluxo só vem crescendo.
Entre 2005 e 2010, o número de brasileiros em viagem aos EUA pouco mais do que dobrou: saltou de 485,3 mil para 1,1 milhão.
Somente em 2010, 20% das saídas de turistas brasileiros tinham os Estados Unidos como destino.