Representantes do Ministério do Turismo realizam oficina de capacitação voltada para o ecoturismo e o turismo de aventura

Representantes do Ministério do Turismo e da Embratur encerraram na última quinta-feira, em San Salvador, El Salvador, um encontro de capacitação voltado para a cadeia turística local. Por três dias, o Ministério de Turismo de El Salvador e a Corporación Salvadoreña de Turismo (CORSATUR), além de empresários de diversos elos da cadeia produtiva do turismo, tiveram contato e acumularam experiência com o projeto brasileiro de benchmarking em ecoturismo e turismo de aventura.

Segundo a coordenadora-geral de Regionalização do Ministério do Turismo, Ana Clévia, o intercâmbio foi um sucesso. “Eles tiveram a oportunidade de ver como fazemos no Brasil, nossos acertos e erros, e agora terão uma metodologia para atuar de forma autônoma e independente. Tanto a iniciativa pública como a privada nos receberam com expectativa e ansiosa para impulsionar o turismo de lá”, afirmou.

A iniciativa nasceu a partir do Projeto de Cooperação Técnica estabelecido entre os dois países em 2010, por meio da Agência Brasileira de Cooperação – ABC. Em junho desse ano, um grupo de 12 empresários e técnicos de El Salvador esteve no Brasil para a primeira etapa da ação. Eles conheceram boas práticas em temas como gestão, infraestrutura, qualificação dos funcionários e segurança em dois destinos de excelência nos segmentos de ecoturismo e turismo de aventura: Foz do Iguaçu (PR) e Bonito (MS).

O Ministério do Turismo já tem acertada parceria para desenvolver um projeto semelhante com outro país. Será a Nicarágua, ainda sem data definida.
ASCOM