Após 6 anos, EGS volta ao país. Expectativa é reunir 40.000 aficionados

Após um intervalo de seis anos, a feira Electronic Game Show (EGS) voltará ao Brasil. O evento, realizado no país em 2004 e 2005, foi marcado por grandes lançamentos, como a apresentação do console Xbox 360 no mercado local antes mesmo de o aparelho chegar ao território americano. A feira acontecerá entre os dias 28 e 30 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A expectativa da organização é que 40.000 pessoas visitem o evento.

O anúncio foi feito durante evento realizado para imprensa na noite desta quarta-feira. Segundo a Oelli, empresa responsável pela organização da EGS, São Paulo foi escolhida mais uma vez como sede do encontro por concentrar os aficionados em games. A data não foi escolhida à toa: a ideia é aproveitar a aproximação do fim do ano, período em que a venda de jogos tende a crescer por conta do Natal.

Ao contrário de edições anteriores, voltadas quase que exclusivamente ao público hardcore, desta vez a EGS deve ser mais democrática. “Queremos trazer a família para o evento”, afirma Bertrand Caudron, membro do conselho da Oelli, em entrevista ao site de VEJA. “O Brasil tem todas as condições de mercado e é nossa prioridade no momento”, diz.

O grande desafio para a EGS será recuperar o posto de referência para o mercado nacional. Por isso, a intenção dos organizadores de expandir seu público-alvo, atraindo o jogador casual – basicamente por mulheres e crianças.

Algumas empresas do setor, como Activision, Microsoft (Xbox 360), NC Games, THQ, Konami, Square Enix e Level up!, já confirmaram participação. Caudron destaca, no entanto, que o objetivo é levar para o público novidades de companhias de setores paralelos, como tablets, onde os jogos são populares entre os usuários de aplicativos.

Para a organização, que desde 2002 promove a feira no México, a EGS será fundamental no crescimento da indústria local. “Ainda há muito preconceito com os games. É preciso mostrar que os jogos não deixam as pessoas antissociais como alguns dizem”, explica Caudron.

O retorno do evento para o Brasil é estratégico. “Em 2004 e 2005, às vésperas do lançamento do Xbox 360 e PlayStation 3, era interessante estar por aqui. Achávamos que o mercado iria se aquecer. O que aconteceu, no entanto, é que tivemos de suspender a feira por motivos econômicos”, conta o conselheiro. “Agora, a indústria realmente está mais madura. A venda de jogos aumentou, a adesão do público casual se firmou, graças à Nintendo, com o Wii, e à economia do Brasil, que está indo muito bem”, diz.

História – A EGS nasceu no México, em 2002, e desde então é realizada anualmente. Organizada pela Oelli, apresenta novos títulos aos visitantes e impulsiona a venda de jogos no país. Depois da E3, que acontece em Los Angeles, nos Estados Unidos, é o evento de games de maior relevância mercadológica no continente americano.

Neste ano, a edição mexicana acontece entre 7 e 9 de outubro, no Expo Bancomer Santa Fe, na Cidade do México. A coletiva de imprensa que divulgou os detalhes das duas versões do evento aconteceu simultaneamente no México e no Brasil.

 

Fonte: VEJA