sustentabilidade-3A Alemanha, país referência em sustentabilidade e comércio sustentável, realizou uma pesquisa para saber o que pensam os consumidores de outros países sobre seus produtos sustentáveis. Segundo o estudo, a China é o país número um em interesse pelo assunto, sendo muito sensível às questões sustentáveis devido à sua cultura. Já no Brasil, percebemos que 80% das pessoas se interessam por sustentabilidade e estariam, inclusive, dispostas a pagar entre 10% e 40% mais caro por produtos mais sustentáveis.

A pesquisa também apontou que os brasileiros sentem necessidade em comprar produtos de instituições reconhecidas e que tenham um selo ou certificado que comprove a sustentabilidade do produto.

Muitas empresas no país tentam se adequar aos requisitos para serem reconhecidas como uma empresa sustentável. Eles vão desde o uso de cartucho reciclado nas máquinas de impressão até uso de energia de fontes renováveis.
Luiz Barreto, presidente do Sebrae Nacional, afirma que a sustentabilidade é um diferencial que pode pesar bastante para o crescimento de pequenos negócios no Brasil, o que impulsionou a instituição a produzir um Guia de Sustentabilidade.

Pesquisas recentes demonstram que 79% dos micro empreendedores comprovaram que medidas sustentáveis podem atrair mais clientes e que, em sua maioria, aceitam pagar um pouco mais pelo produto, defendendo o custo-benefício. Além de preservar o meio ambiente, essas empresas brasileiras têm conseguido ganhar o reconhecimento de muitos consumidores e ampliar suas vendas. Os brasileiros estão cada vez mais dispostos a pagar para diminuir os impactos ambientais no planeta.