Passageiros na saída do BRT (crédito: PAC)

Passageiros na saída do BRT (crédito: PAC)

Obra, que faz parte da Matriz de Responsabilidade, foi inaugurado nesta terça-feira (11)

Cerca de 30 mil pessoas de Belo Horizonte (MG), por dia, ganharam mais tempo para se dedicar a outras tarefas do dia a dia. Tempo que antes era gasto no trajeto de casa para o trabalho. Isso porque entrou em operação o BRT MOVE – novo transporte coletivo da capital mineira. Construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o empreendimento entregue faz parte da matriz de responsabilidade da Copa do Mundo de 2014.

Está é a primeira fase da operação do novo sistema. Os ônibus circulam em vias exclusivas, evitando congestionamentos, e o usuário pode embarcar em linhas diretas para o centro da cidade com redução do tempo de viagem em cerca de 15 minutos. Os primeiros dias de operação estão sendo monitorados para corrigir qualquer problema que aconteça no sistema de transporte.

Os veículos têm ar-condicionado, são maiores, modernos e mais confortáveis do que os ônibus tradicionais. Todos contam com GPS e são monitorados por uma central, que controla a velocidade dos veículos, os horários de partida e o tempo de chegada nas estações. Atualmente cerca de 450 coletivos transitam pela Av. Cristiano Machado.  Com o BRT essa quantidade deve cair para 280. O número de linhas também será reduzido, de 106 para 33.

A implantação do BRT está sendo feita em etapas. A segunda fase prevê o início da operação da estação Pampulha, no corredor Antônio Carlos Pedro I. Na última etapa começam a circular os ônibus do MOVE nas estações Vilarinho e Venda Nova. Quando o sistema inteiro estiver funcionando o BRT vai transportar mais de 900 mil passageiros por dia.

Fonte: PAC