unnamedEm 13 Gotas, a água é o principal tema abordado por dois cientistas ‘malucos’, dentro do ônibus que circula por todo o Brasil levando teatro para escolas

No dia 28 de fevereiro, sábado, o Buzum! estaciona na Praça Cornélia, em São Paulo, com a peça 13 Gotas, nos horários: 11h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h. O projeto, que existe há quatro anos, leva a garotada à questionamentos sobre um dos principais bens da humanidade: a água. Quanta água há no planeta? Do total de água, quanto dela é possível se utilizar? A água do mar é potável? Essas e outras perguntas são respondidas de forma bastante divertida durante os 20 minutos da peça.
Voltado para estudantes de escolas públicas, o BuZum! percorre o país levando teatro onde não há. Com apoio do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, o projeto já alcançou mais de 180 mil crianças e professores de todas as regiões do país. Em seu sexto espetáculo, o projeto toca num dos assuntos mais importantes da atualidade para mobilizar e levar as crianças a refletirem sobre o uso consciente da água em seus cotidianos.
Num laboratório, dois cientistas ‘malucos’ explicam para as crianças, de forma lúdica e sensorial, a importância da água. Desde a gestação, quando os humanos estão imersos em líquido uterino, até nos alimentos, nos órgãos do corpo e na natureza. Os diferentes estados da água – gasoso, líquido e sólido – são mostrados, assim como os ciclos de chuvas.
Utilizando várias técnicas do teatro de bonecos, os atores mostram que a água está em tudo: no céu, nas nuvens, embaixo da terra, nos lençóis freáticos, nas lágrimas, no suor, no sangue, nos ossos, pele e cabelo. Com um mapa mundi em cena, as crianças conseguem visualizar exatamente quais partes do planeta têm água salgada, nos mares, e água doce, em seus rios, em menor quantidade. E que, por isso, é preciso que se tenha consciência do uso desse bem indispensável e nesse momento tão escasso, do chamado ‘planeta azul’.

 

As 13 gotas

A tese das ’13 gotas’ surgiu de um estudo do instituto Akatu, mostrando que a cada 10 litros de toda a água do planeta, somente 13 gotas são consumíveis pelos humanos. ‘Apesar do planeta ser coberto de água, nem todos sabemos que nem toda água pode ser utilizada’, conta Mariane Gutierrez, diretora do BuZum!. Segundo o estudo, 97,5% da água do planeta é salgada e, portanto, imprópria para uso e consumo. Apenas 2,5% é doce, sendo que a maior parte está em locais de difícil acesso. Desse total, somente 0,26% estaria disponível e acessível ao homem.

A Praça da Cornélia fica na Rua Clélia – altura do número 74 – Vila Romana

(Foto: Milene Milan)