00003986Consumo consciente foi o tema da ação que propagou a sustentabilidade no uso da água por meio de mensagens divertidas, alcançando mais de 300 mil interações em sete dias

O portal CicloVivo comemorou um novo recorde em sua última ação para promover atitudes conscientes entre os leitores. A campanha de economia de água divulgada pelo portal em suas páginas nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram no mês de fevereiro durou apenas sete dias, mas teve um resultado surpreendente: cerca de um milhão e seiscentas mil pessoas foram atingidas pela ação e puderam absorver e repassar mensagens bem humoradas sobre o consumo da água.

Entre curtidas, comentários e compartilhamentos, os sete posts publicados entre os dias 9 e 15 de fevereiro alcançaram mais de 300 mil interações com os usuários nas redes. As imagens que compuseram a campanha são de autoria da equipe do CicloVivo e cada uma traz uma dica prática de como poupar água em ações corriqueiras que acabam desperdiçando o recurso sem necessidade.

A ação foi completamente orgânica, sem posts pagos ou impulsionados, e contou apenas com o interesse do internauta para alcançar esses resultados. Além disso, no mesmo período, o portal concentrou grande quantidade de notícias abordando o assunto. “Na redação, nós pensamos em fazer nossa parte enquanto veículo de comunicação e estimular de forma divertida e leve a adoção de hábitos mais equilibrados”, explica Mayra Rosa, arquiteta e idealizadora do portal, que já realizou outras ações voltadas a estimular hábitos sustentáveis, como campanhas para redução do consumo de energia elétrica, durante a Semana da Energia, e sobre a educação no trânsito, durante a Semana de Mobilidade Urbana.

Mayra explica que a motivação para criar a campanha se deve à ameaça de falta de água que tem preocupado diversas regiões do país, especialmente a cidade de São Paulo. “Diante da crise de abastecimento e com os incentivos de descontos promovidos pela Sabesp, foi possível promover uma maior conscientização da população com excelentes resultados, porém, é importante que as pessoas levem esses novos hábitos por toda a sua vida e não apenas no período de estiagem”, alerta, citando a iniciativa da companhia de saneamento básico, que está premiando com descontos na conta de água os moradores abastecidos pelo Sistema Cantareira que reduzirem o consumo em 20%.

A campanha da Sabesp teve uma grande repercussão e a companhia divulgou que, entre os dias 9 e 16 de fevereiro, São Paulo viveu uma economia recorde, que ultrapassou dois mil litros de água por segundo, ou 2,13 m³. Esse valor é equivalente a 183 mil caixas d’água, com capacidade de mil litros, em um dia. Outro dado que aponta para uma tomada de consciência em relação à gestão desse recurso natural veio da rede de materiais de construção Dicico. Em 2013, comparado ao ano anterior, a empresa registrou crescimento de 20% nas vendas de utensílios economizadores de água, enquanto os equipamentos convencionais avançaram apenas 12%.

Porém, Mayra alerta que é preciso investir em campanhas educativas e na promoção de atitudes de consumo responsável para que esses resultados positivos continuem em longo prazo. Além da campanha, o portal CicloVivo já divulgou uma série de dicas para tornar o consumo de água mais eficiente. Algumas delas podem ser vistas nesta matéria, que já computou mais de 20 mil acessos desde a sua publicação.

Sobre o CicloVivo

O CicloVivo é um portal que tem como objetivo informar as mudanças e novidades do mundo da sustentabilidade, além de fomentar atitudes mais positivas e conscientes. Sua missão é promover a conscientização pela difusão de informações, com qualidade e prestação de serviços aos leitores. Com alicerce em três pilares (econômico, social e ambiental), as notícias publicadas no portal envolvem os temas Bike, Cidadania, Meio Ambiente, Tecnologia, Arquitetura, Mídia & Negócios, Desenvolvimento, Vida Sustentável, Vídeos, Agenda e Faça Você Mesmo, espaço que traz dicas para decorar ambientes com materiais reaproveitados (peças, frascos e qualquer outro objeto que teria como destino o lixo).