Campeonato de surf em Ubatuba: Jihad Khodr, segundo classificado no ranking, participa de ação “Islam é paz”, que será realizado durante o evento
A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, FAMBRAS, inflará, em Ubatuba, uma garrafa gigante com mensagens de paz e distribuirá “mensagens na garrafa” ao público. A ação, promovida pelo surfista muçulmano Jihad Khodr, está em sua terceira edição
A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, FAMBRAS, continua a realizar sua ação pela paz. Desta vez, a garrafa que contém uma mensagem com a palavra ‘paz’ em diversos idiomas será inflada em Ubatuba (SP), na praia de Itamambuca, nos dias 8 e 9 de outubro, durante mais uma etapa do campeonato Maresia Paulista de Surf Profissional. “Já realizamos a mesma ação em duas outras oportunidades: durante as Olimpíadas, na Barra da Tijuca (RJ), e no começo de setembro, em Maresias (SP), durante uma das etapas do campeonato de surf. É impressionante ver a participação do público e da aceitação de mensagens ecumênicas de paz”, diz Carlos Dias, Diretor de Marketing da FAMBRAS e idealizador do projeto.
A FAMBRAS também distribui aos banhistas garrafas em miniatura, exatamente iguais à que estará na areia da praia. De grande força simbólica, a ação é parte do empenho da FAMBRAS em difundir o que é o Islam: uma religião que prega a paz, a caridade e o respeito entre as pessoas.
Patrocínio a atleta muçulmano do surf
A FAMBRAS patrocina o surfista muçulmano Jihad Khodr, que participa do campeonato e está em segundo lugar no ranking. Khodr é um exemplo de superação. Após perder um campeonato de surf por problemas ligados à dependência química, no auge de sua carreira, reencontrou seu equilíbrio e, hoje, aos 32 anos, é considerado internacionalmente um nome promissor no esporte.
Khodr  aproveita a visibilidade de atleta para mostrar muito mais do que seu talento nas ondas: é um propagador da mensagem de paz do Islamismo, caminho que aprendeu com os pais libaneses e que foi fundamental em seu processo de transformação. Único muçulmano a participar do Circuito Mundial de Surf, o brasileiro da cidade de Matinhos, no Paraná, conta com patrocínio da FAMBRAS.
“Nossa ideia é a de levar às pessoas uma mensagem positiva, mostrando que os muçulmanos são pessoas como outras quaisquer, que prezam pela segurança, a educação, o esporte, a cultura e, principalmente, por um mundo melhor. Nossa religião nos ensina a paz, o amor ao próximo e a ter bom caráter. Precisamos que todas as pessoas entendam que ser muçulmano é estar exatamente ligado ao lado bom do mundo e quem usa a religião para cometer crimes certamente o faz de maneira errada, sem a aprovação de milhões de outras pessoas, que levam a religião a sério e a interpretam da maneira correta. Por isso, realizamos esses gestos que pregam a paz entre as pessoas”, explica Ali Zoghbi, Vice-presidente da FAMBRAS.