O Campo Olímpico de Golfe sediará entre os dias 22 e 25 de setembro a 63ª edição do Aberto do Brasil, mais tradicional competição de golfe profissional do País e uma das mais importantes do continente. Esse será o primeiro evento no Campo Olímpico de Golfe, que sediou em agosto o retorno da modalidade aos Jogos Olímpicos após 112 anos de ausência. O torneio será aberto ao público, com a apresentação do convite gratuito impresso.
O Aberto do Brasil conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte. Organizado pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG), o campeonato faz parte do PGA Tour Latinoamérica, que reúne os melhores golfistas da América Latina. A premiação é de US$ 175 mil.
A partir de outubro, o Campo Olímpico de Golfe entrará em funcionamento em regime de soft opening, se tornando o primeiro campo público de 18 buracos de nível internacional do Brasil. O acesso às suas dependências será livre.
O Aberto do Brasil vale pontos para o ranking mundial e será a 12ª etapa do PGA Tour Latinoamérica 2016, que dá vagas para o Web.com Tour, que por sua vez é a única forma de se classificar para o PGA Tour, onde está a elite do golfe mundial.
No ano passado, o campeão do torneio foi o paulista Alexandre Rocha, que atualmente disputa os Finals, torneios finais do Web.com Tour que darão 25 vagas para o PGA Tour.
O Aberto do Brasil será disputado em quatro dias. Após as duas primeiras rodadas, haverá um corte, e apenas os 55 melhores classificados e empatados disputarão as duas rodadas finais.  A entrada do público para acompanhar de perto os melhores golfistas do continente durante as quatro rodadas será gratuita.

Fonte: CBG
Ascom – Ministério do Esporte