Caraguatatuba – O Centro Universitário Módulo recebeu nesta terça-feira (12) o Seminário de Sustentabilidade e Pré-Sal promovido pela Revista Ecoturismo, em parceria com o Módulo e a prefeitura de Caraguá. Na pauta do encontro, a análise do pré-sal sobre o aspecto técnico e o preparo da região para os grandes investimentos que estão por vir na área de petróleo e gás natural.

Estiveram presentes os prefeitos Eduardo César (Ubatuba), Ernane Primazzi (São Sebastião), o vice-prefeito de Caraguá Antonio Carlos Jr., os secretários de Meio Ambiente Capitão Campos Júnior (Caraguá) e Cristina Hirakawa (Ilhabela). O encontro também recebeu os presidentes das Câmaras Municipais Valdir Veríssimo (Ilhabela) e Omar Kazon (Caraguá) e outros vereadores do Litoral Norte.

Durante o seminário foram realizadas várias palestras com a presença de autoridades da região que debateram os assuntos ligados ao tema. Na ocasião, a Petrobras informou dados sobre a primeira fase da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato que empregou 1,3 mil pessoas e processa 20 milhões de m³de gás por dia. No ano que vem será construído o Gasoduto Caraguá-Taubaté que compreenderá 98 km de extensão e vai gerar cerca de 2 mil empregos.

O secretário de Meio Ambiente, Capitão Campos Jr., lembrou sobre a reunião realizada em Caraguá com o GT5 sobre os impactos do petróleo. Ele destacou que cada município tem uma vocação própria e existe uma tendência das pessoas compararem outras cidades com as do Litoral Norte, mas a região é única na visão do secretário. “Todas as transformações e investimentos financeiros que virão para as cidades com o pré-sal devem também trazer qualidade de vida para a população”, disse Campos Jr.

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba