Um dos mais lendários palcos do futebol brasileiro faz aniversário neste sábado. A Vila Belmiro, estádio do Santos, completa 95 anos de fundação, com muita história para contar. De Pelé a Neymar, a casa do Peixe é motivo de orgulho para o torcedor santista, que vê no estádio um caldeirão, e é tida como motivo de temor dos adversários da equipe, pela atmosfera que lhe cerca.

A ideia de fazer o seu próprio estádio, surgiu no clube pela dificuldade para receber jogos no começo de sua trajetória, pois o campo da Avenida Ana Costa, onde hoje está a Igreja Coração de Maria, também era utilizado por outras agremiações da cidade.

Sendo assim, o Alvinegro Praiano passou a buscar um terreno, onde pudesse erguer o seu estádio e mandar as suas partidas. Em uma Assembléia Geral, foi aprovada a compra de um terreno de 16.500 metros quadrados, no bairro da Vila Belmiro – mais tarde, apesar do nome do estádio ser Urbano Caldeira, o nome do bairro onde fica localizado o campo se tornou referência para o local, tanto nacional quanto internacionalmente.

O primeiro jogo que o Santos realizou na Vila Belmiro foi contra o Clube Atlético Ypiranga, vitória por 2 a 1, no dia 22 de outubro de 1916. Adolpho Millon Jr, sócio-fundador do clube, foi o autor do primeiro gol da Vila Belmiro, com Jarbas tendo sido o responsável pelo segundo tento anotado.

Depois disso, o estádio viu as transformações passadas pelo Peixe durante a sua história. Na Vila, os santistas tiveram a oportunidade de ver ídolos como o Rei Pelé, maior atleta de futebol de todos os tempos, desfilar todo o seu talento.

O campo também recebeu gerações como a campeão paulista de 1978, dos primeiros Meninos da Vila, comandados por Pita e Juary, passando pelo time campeão brasileiro de 2002, com Diego e Robinho, até a atual, que venceu a Copa Libertadores da América deste ano, liderada por Paulo Henrique Ganso e Neymar.

O Alvinegro Praiano também conquistou inúmeros títulos na Vila que, com o passar dos anos, viu a sua capacidade ser reduzida para 15.800 espectadores. Apesar disso, o estádio segue recebendo duelos importantes, como foi diante do Corinthians, na vitória por 2 a 1, que deu a equipe o título paulista deste ano.

Vale destacar ainda que, na história, o Santos disputou 2.068 partidas na sua casa. Com a força de sua torcida, o Peixe venceu 1.315 vezes, empatou 404 e foi derrotado em 349 jogos. Ao todo, os santistas já balançaram as redes rivais em 5.304 oportunidades no estádio e sofreram 2.518 gols no mesmo local.

© Copyright 2011 – GazetaPress