Toda cidade que o projeto visita, a Fundação SOS Mata Atlântica realiza a análise da qualidade da água local, seja de um rio, córrego ou lago

Entre os dias 08 a 14 de janeiro, Caxias do Sul (RS) receberá o projeto da Fundação SOS Mata Atlântica e do Ministério da Cultura “A Mata Atlântica é Aqui”. O objetivo da ação é de estimular a sensibilização ambiental através de atrações culturais e atividades educativas.

Gratuito e aberto ao público, o projeto consiste em um caminhão adaptado que percorre diversas cidades brasileiras ao longo do ano. Nele os interessados podem participar de contação de histórias, palestras, oficinas, jogos educativos e exibições de vídeos, entre outras atividades.

Para a cidade de Caxias do Sul, o projeto conta a parceria da contadora de histórias Kiara Terra, que se apresentará nos dias 10, 11 e 12/01, e do espetáculo O torto da rima torta, em parceria com o Grupo Ueba, com apresentações no dia 13/01. O caminhão ficará na Prefeitura de Caxias do Sul. O projeto conta com uma estrutura adaptada para pessoas com deficiência e recebe grupos e escolas para visitas monitoradas. Interessados também podem se tornar voluntários da iniciativa. Para agendamento dos grupos ou informações sobre voluntariado, é necessário entrar em contato pelo e-mail projeto.itinerante@sosma.org.br.

Além disso, em toda cidade que o projeto visita, a Fundação SOS Mata Atlântica realiza a análise da qualidade da água local, seja de um rio, córrego ou lago. O monitoramento utiliza 14 parâmetros físico-químicos para a análise, que envolvem itens como a transparência da água, lixo e odor, e classifica a qualidade da água como péssima, ruim, regular, boa e ótima. O resultado é divulgado no blog da Fundação: www.sosma.org.br/blog/.

O projeto tem o patrocínio da Repsol Sinopec Brasil S/A e Volkswagen Caminhões & Ônibus e parceria Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) e Instituto Etnia Planetária.

Fonte: SOS Mata Atlântica