A Coca-Cola Brasil trouxe uma inovação em embalagem para o mercado nacional de bebidas. Trata-se da tecnologia Minitampa, para garrafas PET, com altura da tampa e do bocal menor que a do padrão atual. A novidade contribui para a preservação do meio ambiente, por diminuir o consumo da resina derivada de petróleo. A projeção da Coca-Cola Brasil é de que, com a diminuição em 4 milímetros na altura das garrafas, a redução anual no consumo de PET corresponda, em 2012, ao equivalente em volume ao material necessário para produzir 120 milhões de embalagens de 2 litros.

A Coca-Cola Company participou efetivamente do desenvolvimento da tecnologia, em parceria com o International Society of Beverage Technologist (ISBT), e está adotando mundialmente o novo modelo de embalagem. O primeiro país a lançá-la foi a China. No Brasil, as embalagens foram lançadas em dezembro, inicialmente por dois dos fabricantes do Sistema Coca-Cola Brasil – Spaipa, na cidade de Marília (SP), e Guararapes, em Recife (PE) –, chegando nos meses seguintes aos demais estados, em datas distintas, de acordo com o planejamento de cada fabricante.

Revista Ecoturismo