Proexport Colômbia destaca os potenciais turístico do país do Realimo Mágico

colombiaA Colômbia de Gabriel García Marqués, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura falecido neste ano, revela centenas de belezas, muitas já retratadas nas dezenas de obras do jornalista e escritor famoso por Cem Anos de Solidão, Amor nos Tempo do Cólera e Notícias de Um Sequestro. Seja no azul turquesa do mar do Caribe de San Andrés e Santa Marta, na riqueza cultural de Cartagana das Índias, no sabor cafeeiro de Pereira e Risaralda, na modernidade de Bogotá, na religiosidade luminosa de Zipaquirá, na singeleza do Rio de Cinco Cores ou mesmo na natureza respleta de verde de Caquetá e Guaviare. Na 42ª edição da Feira das Américas, Abav, a Proexport Colômbia, organização governamental focada em promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia em diversos países, mostra que o país é realismo mágico e encanta cada vez mais os turistas brasileiros.

Em 2013, o número de turistas brasileiros na Colômbia cresceu, com um total de 92.875 visitantes, aumento de 8,1% em relação a 2012, quando 85.947 viajaram para conhecer as belezas colombianas. No ranking de países que mais visitaram o país colombiano, o Brasil ocupa a 8ª posição, atrás de EUA, Venezuela, Argentina, Equador, Peru, Espanha e México. No geral, a cidade preferida pelos turistas é Bogotá, seguida de Cartagena, Medellín e Cali. O principal motivo de viagens no geral é o turismo, seguido de eventos. Em 2013, a Colômbia teve, no total, 1.832.098 turistas, um aumento de 8.2%, em relação ao ano anterior, com 1.692.822 visitantes. A entidade focará esforços turísticos para atrair 4 milhões de turistas de todo o mundo neste ano.

Conheça um pouco mais das maravilhas colombianas:

 

Sol e Praia

A Colômbia tornou-se um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. A Proexport Colômbia destaca quatro destinos imperdíveis na Colômbia para o turista brasileiro neste verão. Além das praias paradisíacas do Caribe, alguns locais impressionam pela beleza e colorido.

Emoldurada por uma formosa baía, Cartagena de Índias é uma das cidades mais belas e conservadas da América, eleita Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO. Perto da cidade amuralhada se encontra um moderno setor turístico, Bocagrande, com amplas praias, hotéis, restaurantes e discotecas. As melhores praias na área de Cartagena se encontram nas ilhas do Rosário, Barú e San Bernardo. A 700 quilômetros da costa continental colombiana se encontram o arquipélago de San Andrés, ilhas de corsários e piratas que oferecem excelentes serviços e atrações que costumam ser aproveitados ao som do reggae. Em San Andrés, há extensas praias de areia branca onde se praticam esportes aquáticos.

Há também as ilhas de Providência e Santa Catalina que estão localizadas a oeste do Mar Caribe, a uns 240 quilômetros da costa da América Central e a 72 quilômetros ao norte de San Andrés. Chega-se a Providência por meio de pequenos aviões, que saem de San Andrés diariamente. Providência e Santa Catalina representam dois pontos turísticos importantes do caribe Colombiano. A cidade de Santa Marta, localizada no Caribe Colombiano, tem múltiplos encantos e é um destino exótico para diversas modalidades de turismo. A Serra Nevada de Santa Marta, cuja complexa rede de ecossistemas é única no planeta, oculta vestígios arqueológicos da cultura Tayrona. As praias do Parque Nacional Natural Tayrona, emolduradas por uma natureza virgem e exuberante, foram reconhecidas entre as mais belas do Caribe e do mundo. Os rios que descem desde os glaciares da Serra Nevada procurando o mar Caribe estão povoados por bandos de papagaios, infinita variedade de aves e manadas de graciosos uivadores que informam com seu ruído aos demais habitantes da selva a presença de excursionistas.

 

Bogotá

Bogotá é a capital da Colômbia. Para conhecer a cidade é necessário visitá-la várias vezes. É impossível apreciar tudo o que a cidade tem para oferecer numa só viagem. Localizada sobre uma extensa planície a 2600 metros sobre o nível do mar, é uma cidade de sete milhões de pessoas provenientes de todas as regiões da Colômbia, tão diversa como o país inteiro. A antiga Santafé de Bogotá se transformou numa cidade moderna e cosmopolita. Seus shoppings, extraordinária oferta gastronômica que permite degustar comidas de diversas origens, vida noturna, a permanente programação cultural, educativa e de entretenimento, fazem de Bogotá um destino turístico empolgado. Na Candelaria, os visitantes podem conhecer o Museu de Oro, a FundaçãoBotero, um dos maiores pintores do século XX, o Museu Nacional, e a praça de toros. Há múltiplas opções de alojamento para todo tipo de turistas, desde hotéis para mochileiros até estabelecimentos de luxo com todas as comodidades e facilidades para realizar negócios, congressos, convenções de alto nível ou simples turismo.

 

Café

A Paisagem Cultural Cafeeira, composta pelos departamentos (estados) de Antioquia, Caldas, Risaralda, Quindío e Vale do Cauca, num total de 62 municípios produtores e exportadores do produto, é destino para os apreciadores de café e do turismo rural. Na região, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco), é possível conhecer fazendas e acompanhar todo o processo, desde a colheita até a produção da bebida, inclusive com degustação de vários tipos. Em parques temáticos ainda é possível andar de charrete e até mesmo de balão, sobrevoando as plantações e palmeiras enormes e centenárias, as mais altas do mundo (60 metros), no Valle del Cocora. A região dispõe de uma excelente rede rodoviária que permite percorrê-la palmo a palmo com facilidade. Seja para fechar negócios, contemplar a natureza ou aventurar-se nela; para ir de compras, sair de plano turístico ou simplesmente descansar, o Triângulo do

 

Aventura

Explorar os parques naturais, montanhas, vales, savanas, desertos, mares, lagos e rios é descobrir uma natureza exuberante, onde a prática de esportes extremos é uma permanente tentação. A Proexport Colômbia destaca as modalidades e os locais onde é possível praticá-las. Pela variedade de lugares, esportistas e empresas que oferecem este serviço, a Colômbia vem se consolidando como um destino preferido para praticar o parapente. Santander, Vale do Cauca, a região de Bogotá (estado de Cundinamarca) e Medellín (estado de Antioquia), principalmente, estão entre as mais indicadas para voar pelas condições geográficas e de clima, nas quais se pode praticar o parapente todo o ano. Com tanta água que desce das montanhas colombianas é natural que existam muitos espaços para a prática do emocionante esporte de aventura chamado rafting. Entre as possibilidades oferecidas aos aventureiros, destacam-se: o rio Magdalena, no município de San Agustín (Huila); o rio Negro, em Cundinamarca; o rio Barragán, no departamento do Quindío (Triângulo do Café) e os rios Suárez, Chicamocha e Fonce no departamento de Santander. Estes últimos talvez sejam os mais procurados por esportistas extremos da Colômbia e do exterior. A Colômbia não é somente um país tropical. Também possui um gigantesco jardim aquático, no Oceano Pacífico e uma piscina quase ilimitada no Mar Caribe. Ocupa um pequeno pedaço do trópico e é um país banhado pelos dois maiores oceanos do planeta, com muitas ilhas, ilhotes e recifes. Mais de 2.900 km de litoral com praias rochosas e arenosas que constituem um grande atrativo turístico por sua extensão e colorido. Na Costa do Caribe, é possível mergulhar em Barranquilla, Cartagena, Capurganá, Sapzurro, Golfo de Morrosquillo, Ihla Fuerte, La Guajira, Santa Marta, San Andrés, Providência e Santa Catalina. Já no Pacífico, o mergulho pode ser feito em Baía Solano, O Valor, Nuqui, Malpelo e Ilha Gorgona.

 

Catedral de Sal

A fé dos colombianos, um dos países com grande maioria católica da América Latina, produziu uma das maravilhas da Colômbia, que atrai milhares de turistas todos os anos para a cidade de Zipaquirá (departamento de Cundinamarca), a 45 minutos de (48 quilometros) Bogotá, onde está a Catedral de Sal. Dentro da montanha, onde está a Catedral, o turista percorre um caminho entre formações salinas, que recriam a Via Sacra de Jesus. Em cada parada, um significado diferente para a Via Crucis, recriada com delicadeza e muito beleza por diversos artistas. Na Catedral, uma visão de ótica engana e encanta os visitantes e fiéis, com um cruz, que ora parece cravada na parede, outra parece suspensa por fios invisivéis. Aos poucos, uma multicolorida passagem de luz fosforescente abre e ilumina as paredes da Mina de Sal, uma peça monumental de arquitetura esculpida pela mineração e convertida em um templo de beleza. Antes de entrar, a primeira coisa que você vê é a praça das bandeiras, onde está a escultura da Virgem de Guasa (que significa água e sal), padroeira dos mineiros. No Cerimonial também estão a Cruz Cardinal, o monumento de mineração, as fontes de água e torre sineira. O local recebe mais de 13 milhões de visitantes de todo o mundo e foi declarado Primeira Maravilha da Colômbia em 4 de fevereiro de 2007.

Sobre a Proexport Colômbia:

A Proexport Colômbia é uma organização governamental focada em promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia em diversos países, nomeadamente no Brasil. Com a sua rede nacional e internacional de escritórios presta assessoria e suporte técnico para os clientes através da prestação de serviços e instrumentos que facilitam a concepção e implementação de estratégias de internacionalização, que visam criar, desenvolver e fechar oportunidades de negócios.