Com Gramado em evidência, conheça o melhor do interior do Rio Grande do Sul

Gramado – Fonte: Wikimedia

Fim de ano chegando e as opções de férias em pontos turísticos brasileiros são bem abundantes. Em especial no sul, estado conhecido pelo clima ameno e influência europeia, o interior do Rio Grande do sul oferece roteiros turísticos ao combinar festas, tradição de fim de ano e belas paisagens naturais.

Escrever sobre fim de ano no sul é lembrar de Gramado. Cidade a duas horas de Porto Alegre, esse lugar no leste do Rio Grande do Sul é considerado quase que a Europa brasileira. Com forte influência dos imigrantes, passar o fim de ano em Gramado é vivenciar bem a forte cultura do velho continente nas festas desse período.

O natal em Gramado é tão valorizado que a cidade tem a maior festa natalina da América do Sul. Outro ponto positivo são os inúmeros pontos turísticos de Gramado que vão além do clina natalino, como a Rua Coberta, Lago Negro, Casa do Colono e a Fonte do Amor Eterno. Mas cuidado com os preços: no fim de ano a temporada é alta e a estadia para turistas tende a ser um pouco salgada.

Natal em Gramado – Fonte: Wikimedia

Pertinho de Gramado, a menos de 10 quilômetros de distância está Canela, outra cidade com traços parecidos, e também com pontos turísticos muito interessantes. Vale a pena a visita.

Mas não pense que é só de natal e festas tradicionais que vive essa região do sul. Gramado tem outras opções de entretenimento, principalmente aos esportistas.

A cidade valoriza os esportes de diferentes gêneros, como os radicais skate e mountain bike até o poker, modalidade estratégica e mental. Neste ano, por exemplo, a cidade sediou eventos importantes no esporte nacional, como a terceira etapa da Liga Gaúcha de Street Skate 2017 Mais recente, em setembro, a cidade foi casa do tradicional Gramado Open de Poker, sediado no hotel Master Palace Premium.

Além de Gramado, Rio Grande do Sul tem outras opções de turismo que atraem muitos turistas todos os anos. Uma das mais procuradas está na Serra Gaúcha, um vale com três cidades (Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi) que proporcionam um roteiro romântico e ideal para férias a dois.

 

La America Shopping – Bento Gonçalves – Fonte: Wikimedia

Próximo a Serra Gaúcha, é possível aproveitar mais pontos que atraem os visitantes, como o Vale dos Vinhedos, que é uma região de alta produção vinícola com paisagens de tirar o fôlego.

Na ida à Serra Gaúcha, se prepare para grandes refeições. O trajeto é composto por muitos restaurantes e produtores de queijo, com cara de interior em que o sossego e as lojinhas de souvenires feito à mão também aparecem.

Se você quiser se sentir na Itália por alguns momentos, Antônio Prado é uma excelente pedida. Localizado na Serra Gaúcha, a cidade de pouco mais de 13 mil habitantes leva uma vida pacata e lá é considerada a cidade mais italiana do Brasil. Apesar de ser um lugar pequeno, há vários pontos turísticos que valem a visitar por pelo menos um dia.

Fonte: SOURCE: Flickr

Para uma visita ao passado e conhecer mais afinco a tradição gaúcha, Pelotas é o destino certo. A cidade, bem desenvolvida e com cerca de 340 mil habitantes, é uma grande produtora de açúcar e conta com parques históricos e muitos museus.

Além de toda tradição e cultura secular das cidades da Serra Gaúcha, o interior do Rio Grande do Sul também é uma região para curtir algumas praias. Uma das mais famosas é a de Torres, cidade que fica a duas horas de carro de Porto Alegre.

Foto:  Wikimedia

A praia da Guarita, mais conhecida em Torres, não vai proporcionar um clima tão fervoroso como nas praias do nordeste, mas a temperatura nesse fim de ano é alta, o que atrai muitos turistas para as areias do extremo litoral gaúcho.

Percebeu que o interior do Rio Grande do Sul pode ser bem versátil, certo? Entre o friozinho de cidades históricas como Gramado e Pelotas até praias e esportes radicais, nesse fim de ano é possível conhecer um pouquinho de cada e aproveitar as férias numa região aclamada por brasileiros e estrangeiros.