lugar de pneu velho é no ponto de coletaParticipe você também desta causa e auxilie a Reciclanip a deixar a sua cidade livre dos criadores da dengue

 

Calor e chuva se somam para estimular a dengue todos os anos. No próximo mês começará o período de chuvas em São Paulo, e por isso, é necessário ficar atento aos pneus abandonados na cidade que hoje recolhe em média 182.000 toneladas por mês de pneus inservíveis e possui mais de 250 pontos de coleta.

 

Para minimizar o problema, a Reciclanip, entidade do Sistema ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, que promove o trabalho de coleta de pneus inservíveis, e os encaminha para a destinação final ambientalmente adequada, recomenda que os usuários, revendedores e frotistas levem sempre os pneus velhos para os pontos de coleta.

 

“Nosso programa é desenvolvido por meio de parcerias com as prefeituras, que cedem terrenos dentro das normas específicas de segurança e higiene para receber os pneus inservíveis vindos de origens diversas. A Reciclanip os recolhe e encaminha à destinação correta”, diz o coordenador da entidade, Cesar Faccio.

 

O Programa da Reciclanip cobre todo o Brasil e funciona a partir da celebração de convênios de cooperação mútua entre a Reciclanip e a Prefeitura Municipal da cidade, empresas ou outras organizações. Seu funcionamento começa com a instalação dos chamados “Pontos de Coleta” – local coberto disponibilizado e administrado pelo responsável pelo local, para onde são levados os pneus recolhidos pelo serviço público, por revendedores ou ainda descartados voluntariamente pelo munícipe.

 

Desde 1999, quando começou a coleta dos pneus inservíveis pelos fabricantes, mais de 2,97 milhões de toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a 594 milhões de pneus de passeio, foram coletados e destinados adequadamente.

 

Confira através do link http://www.reciclanip.org.br/v3/pontos-coleta/brasil onde estão localizados os pontos de coleta em São Paulo e faça o seu agendamento.

 

Logística reversa – Existem mais de 800 pontos de coleta da Reciclanip, distribuídos em todos os estados e Distrito Federal. A maior parte deles foi criada em parceria com as prefeituras, que cedem os terrenos dentro das normas especificas de segurança e higiene, para receber os pneus inservíveis vindos de origens diversas, sem riscos de originar focos de mosquitos. O responsável pelo Ponto de Coleta comunica à Reciclanip a necessidade de retirada do material quando o volume atinge a quantidade de 2 mil pneus de passeio ou 300 pneus de caminhões. A partir daí, a Reciclanip programa a retirada do material com os transportadores conveniados. Para saber onde levar os pneus inservíveis é só consultar a lista com todos os pontos de coleta que está no site www.reciclanip.com.br.

 

No Brasil, os pneus inservíveis são reaproveitados de diversas formas, como na fabricação de solados de sapato, em borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, asfalto-borracha e tapetes para automóveis, além de combustível alternativo para as indústrias de cimento.

 

Todas estas destinações são aprovadas pelo IBAMA como destinações ambientalmente adequadas. Hoje, parte significativa dos pneus coletados é utilizada como combustível alternativo nas cimenteiras. Para que seja ambientalmente correta, a queima deste material nas cimenteiras é cercada de todos os cuidados ambientais necessários, com o uso de filtros especiais.