Funcionário_sustentávelO advento da internet trouxe diversas mudanças no cotidiano da população. Apenas com ela, já é possível contribuir para a preservação de diversos recursos naturais. É o caso de novas tendências e aplicativos que usam a o meio online como forma de estimular uma vida mais sustentável. Veja alguns exemplos:

 

Simulações de consumo

Algumas fornecedoras de água, como é o caso da Sabesp em São Paulo, possuem portais nos quais é possível ter acesso a diversas informações referentes aos gastos médios de água. No portal dessas empresas também estão disponíveis dicas e aconselhamentos de comportamento e uso responsável da água em residências. A consequência pode ser sentida na diminuição das contas no final do mês. Além disso, o site também disponibiliza um simulador de uso que permite ver quantos metros cúbicos de água são usados em média em cada cômodo da sua casa, por meio de informações simples e rápidas.

 

Reciclagem

A AES Eletropaulo lançou no ano passado o programa “Recicle mais, pague menos”, uma iniciativa que dá descontos na conta de luz por meio da reciclagem de diversos materiais. Presente em São Paulo e no Rio Grande do Sul, o projeto teve uma meta de arrecadação de 1620 toneladas em 2014 e 40 mil famílias registradas. Ele é feito por meio do cadastro e entrega dos materiais em pontos estratégicos, que são automaticamente computados no sistema da empresa e retornam na forma de desconto da conta do mês seguinte. Ele dá a possibilidade de reduzir os gastos e ainda realizar uma ação sustentável. Saiba mais no site da Eletropaulo.

 

 

Banho

Em tempos de crise hídrica, qualquer preocupação com a economia de água já é uma contribuição direta para a melhora da situação atual. É o caso da diminuição do tempo de banho, um dos principais vilões no quesito desperdício de água. Principalmente no verão, quando o número de banhos é aumentado, essa prática se mostra extremamente necessária em qualquer residência. A dica fica por conta do app para smartphones “Sai Desse Banho”, desenvolvido pelo SWU, o festival de música, e o movimento internacional de sustentabilidade “Starts With You”. Com ele, o tempo de banho é controlado através de desafios que estimulam a diminuição do tempo no chuveiro. As reduções de tempo vem em três metas diferentes que devem ser cumpridas antes que uma música alta comece a tocar e atrapalhe o momento. Além disso, ele é gratuito e faz um perfil dos avanços e da porcentagem de água economizada.

 

ECONOMIA TAMBÉM OFFLINE

Diversos dispositivos possuem uma opção que busca a economia de energia. É possível também amplificar a duração da bateria de smartphones com alguns truques simples como reduzir o brilho de tela, diminuir o tempo de travamento da imagem, desligar o 3G ou wi-fi sempre que possível e desativar aplicativos que não estão sendo usados. Além disso, é possível também manter notebooks desligados da tomada quando a bateria já se encontra carregada, aumentando a durabilidade do produto e reduzindo o gasto.

 

Cuidados com o Ar-condicionado

Nos dias mais quentes do ano é quase impossível fugir dessa escolha, que é uma ótima solução para as altas temperaturas. Um bom ar-condicionado deve ser escolhido pensando justamente na redução de gastos de energia e também na certificação de responsabilidade ambiental, principalmente no que se refere aos gases utilizados. Além disso, uma boa dica é buscar um ventilador para amplificar a redução do calor pelo espaço, evitando que o aparelho fique ligado durante todo o tempo para conseguir manter a temperatura estabelecida. Isso porque esses dispositivos funcionam com um medidor de temperatura que faz com que eles gastem menos energia a partir do momento que o ambiente já está mais ameno.